sábado, 7 de maio de 2016

Logan

Logan, ou Wolverine, no filme X-men, interpretado
por Hugh Jackman

O nome Logan foi registrado 26 vezes no estado de São Paulo, em 2015, e 37 vezes no ano anterior, isso apesar do modelo de carro da Renault (na Europa é fabricado pela Dacia). Parece que o fato de ser o nome dado ao carro no Brasil não mudou muito a definição de escolha dos pais e mães que usaram Logan nos últimos dois anos.

Logan origina-se de um sobrenome, derivado da palavra gaélico escocesa lagan que designa um lugar e significa "pequeno oco". Por interpretação, "pouco espaço vazio" ou "pequeno espaço oco". Nos países de língua inglesa, especialmente os Estados Unidos, ele é considerado um nome unissex. Mas no Brasil e outros países de língua portuguesa, acredito que ele seja marcadamente masculino. É difícil imaginar uma menina aqui chamada Logan. 

Originalmente chamada de An Lagan, Logan é uma cidade localizada no condado de Ayrshire, no sudoeste da Escócia. O nome é comumente utilizado pelos escoceses. 

Logan é um nome perfeitamente usável em língua portuguesa, simples tanto em grafia quanto em pronúncia. E tem o bônus de ser extremamente internacional, já que está na posição 13 no top dos Estados Unidos (e 391 no ranking feminino), além de estar na posição 23 na Inglaterra e País de Gales, na posição 10 no Canadá, 37 na Austrália, e ainda se encontra muito bem colocado nos rankings da França, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia, Irlanda do Norte e Escócia. 

Uma das principais referências é o ator americano Logan Wade Lerman, conhecido por interpretar o personagem título da série Percy Jackson, e também Charlie no filme "As Vantagens de Ser Invisível". E também Logan Phillip Henderson, filho de Pamela e Jeffrey Henderson, ator, cantor e compositor americano conhecido pelo seu papel na série Nickelodeon. 

Mas o que realmente me faz gostar de Logan, é o personagem de X-Men, também chamado de Wolverine, interpretado nos filmes pelo ator Hugh Jackman.






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário