domingo, 29 de maio de 2016

Maíra & Mayra




Maíra é um nome indígena, predominantemente feminino, que provavelmente origina-se do tupi-guarani, derivado de “mair”, o nome que os indígenas davam aos franceses. Pode estar relacionado à pessoas com a pele clara. Na maioria dos sites, são significados que se encontram: “heroína mítica", "francesa", "branca estrangeira", "estrangeira loura".

A partir dessa palavra surge o termo Mairi, que era utilizado por essa que é uma das principais tribos indígenas do Brasil - a tribo tupi - para se referir aos povoados de franceses, termo que com o passar do tempo foi traduzido para o significado de “cidade”.
Além da grafia Maíra, encontramos também a variante Mayra. Ambas estão corretas, visto que os indígenas não tinham letras, alfabetos ou símbolos para grafar as suas palavras.

Alguns sites dizem que é um nome indígena tupi cujo significado tem algo a ver com “mel” (ira = mel). Apesar de existir vários nomes com o elemento “ira”, como por exemplo, Irapuã (mel redondo), existe muita etimologia falsa quanto ao tupi-guarani, até por ser uma língua sem registros escritos e não mais falada no país, uma língua morta. Mesmo em livros sérios, desenvolvidos por linguistas e antropólogos, muita coisa pode ser especulação.

Nessas horas, vou usar a navalha de Occan: entre duas hipóteses igualmente possíveis, a mais simples é quase certamente a correta, por isso, vou ficar com o significado mais simples, que é “estrangeira, de pele clara”. Entretanto, sempre é bom levar em consideração as diversas probabilidades.

Por exemplo, em vários sites o significado “estrangeira, francesa, de pele clara” é dado para Maira, sem acento. Só que Maira pode ser uma forma feminina de Maria na Lituânia, bem distante de ser indígena. Por outro lado, encontrei durante as minhas pesquisas a palavra Mairá (Humirianthera Duckei) que define um arbusto da família das Icacináceas, também chamado de mandiocaçu.

Fica muito difícil estabelecer algo verdadeiro em termos de nomes indígenas, já que apesar de muita pesquisa, não consegui descobrir com precisão o que significa o sufixo “ma” em tupi-guarani. Assim, também não sei até que ponto a pronúncia e a colocação do acento (ou não) em determinada sílaba muda o significado ou sentido da palavra. Outra possibilidade é que o acento tenha sido adicionado por eufonia em algum momento.

No estado de São Paulo, em 2015, segundo a Arpen/SP, foram registrados 22 meninas chamadas Maíra. Sem acentuação, Maira, foi registrado 17 vezes. Já a variação Mayra, que eu penso que pronuncia-se da mesma forma, teve 121 registros.

Maíra nunca foi um nome comum no Brasil, embora tenha atingido um pouco mais de sucesso na década de 90. Por isso, além de bastante original e exclusivo, continua atual. É um dos melhores nomes indígenas femininos que existem, na minha opinião. Maíra é o nome de 56.236 pessoas, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo que a grande maioria delas nasceu nos anos 90, enquanto Mayra é o nome de 20.861 pessoas.

Embora a lista de SP conte com vários nomes terminados em “ira”, Samira (166), Safira (58), Naíra (10), Kira (6), Lira (3), Amira (2), Anaíra, etc., continuo achando Maíra  o melhor, ficando atrás apenas de Lira. Além disso, é importante informar que o nome está no top 100 do Chile, no ano de 2013, na posição 72.

Escolher um nome indígena pra sua filha reflete a identidade nacional brasileira e o respeito pela nossa cultura. Os nomes indígenas são um dos tipos de símbolos dessa cultura, e por isso, não deixam de ser populares entre brasileiros. 

Maíra também está presente na literatura brasileira. Há um romance escrito pelo antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro, publicado pela primeira vez em 1976, que é bastante oportuno para entender o conflito de seres que se separam das suas raízes culturais e buscam recuperar sua identidade. Em Maíra, Darcy Robeiro revive as emoções dos anos em que conviveu com os índios, seu tema é a dor e o gozo dos índios.

Algumas referências:

Maíra Charken — atriz, dançarina, cantora e humorista brasileira
Maíra Dvorek — atriz brasileira
Maíra Vieira — modelo brasileira
Maíra Faria de Góes – é uma atriz, dubladora e diretora de dublagem brasileira.
Maíra Charken -  é uma atriz, dançarina, cantora e humorista brasileira.






.

33 comentários:

  1. Não é um dos meus preferidos, mas eu gosto.

    ResponderExcluir
  2. É diferente... e também um bonito nome. Muito incomum e por isso faz com que as pessoas não o esqueçam tão facilmente e muito menos de quem o possui. Prefiro a variante Mayra.

    ResponderExcluir
  3. É um nome simples, mas muito bonito, delicado

    ResponderExcluir
  4. Para os Mbyá, os colonizadores, pessoas brancas são Mbaíry (se falaria como mbairã, ou maírã), mesma coisa que Juruá. Pa os tupinambá, Maira é um deus civilizador, quem criou a civilização, o fogo, ensinou(condenou?) as pessoas a plantar pra poder sobreviver.
    Na grafia atual guarani, que é recente, Mayra seria estranho, se falaria algo como Maãra. Mas Nem pertinente é, pois antigamente não existiam letras para escrever guarani.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li essa parte do deus tupinambá depois de ter escrito o post, mas você tem razão. O certo é que você pesquisa mitologia indígena e só aparece o geral tupi-guarani. E muito dificil pesquisar sobre nomes indigenas e ter um consenso. Agradeço pela opinião.
      A escrita sim, concordo, os tupis não tinha alfabeto, logo, o uso do I e Y com o mesmo som independe. Pelo menos é assim que entendo.
      Não tenho conhecimento em língua tupi.

      Excluir
    2. Meu nome é Mayra (Maíra), pois meus pais entendem que, como ensinado nas escolas o "Y" tem som de "Í" (com acento mesmo). Mas em vários sites encontrei que tem origem havaiana. Agora estou confusa, não sei se é indígena ou havaiano. Sabem me responder?

      Excluir
    3. Se ele tem origem havaiana eu realmente desconheço Mayra.

      Excluir
    4. Me chamo Maira com acento agudo. Confesso que não gostava. Mas agora tenho orgulho. Eu o acho forte e e diferente.

      Excluir
  5. A minha se chama Mayra,escolhi pela origem indígena e por achar um nomes simples e forte ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  6. O meu nome é Mayra Emanuelle. Esse Mayra é normal sem acento é como se fosse assim:Máyra

    ResponderExcluir
  7. meu pai inovou e colocou Mhayra kkkk mas se lê Maíra mesmo

    ResponderExcluir
  8. Me chamo Maira e minha bibisavó indígena tbm tinha este nome

    ResponderExcluir
  9. Difícil saber se meu nome é indígena ou havaiano rs,
    Pesquiso e acho sempre 2 origens

    ResponderExcluir
  10. Eu sou Maira (se fala Máira) Regina... amo meu nome, só que sempre tenho que corrigir, pois quase sempre me chamam errado...

    ResponderExcluir
  11. Meu nome é Maira Moreira! ❤️
    Amo meu nome, pois ele não é comum! ❤️

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é Maira Moreira! ❤️
    Amo meu nome, pois ele não é comum! ❤️

    ResponderExcluir
  13. O meu é Máira o da minha irmã Maíra...

    ResponderExcluir
  14. Tupi Guarani não é uma língua nem um pouco morta.

    ResponderExcluir
  15. Me chamo Maíra. Acho lindo e me identifico muito com esse nome! 🧡

    ResponderExcluir
  16. nunca pesei que meu nome teria uma historia tão interessante e muito menos que existiam tantas outras pessoas com o nome Maíra

    ResponderExcluir
  17. Me chamo Maíra, e gosto demais e ter esse nome .🥰

    ResponderExcluir
  18. Meu nome e Maíra adoro de mais meu nome

    ResponderExcluir
  19. Soy Maira y amo mi nombre es un nombre fuerte no escucho en muchos lugares

    ResponderExcluir
  20. Meu nome é Mayra variante do Maíra, minha professora disse que está errado (prof de português) aí estou pesquisando sobre e vi q não está errado!!!

    ResponderExcluir
  21. Mais uma Maíra que ama o seu nome kkkkk

    ResponderExcluir
  22. Meu nome é Mayra. E amei saber q meu nome é indígena pos tenho ascendência indígena kakaka agora eu tenho l sangue e o nome 😍 amei 🫶🏹

    ResponderExcluir