terça-feira, 3 de maio de 2016

Mira

.

Mira parece um apelido mas não é. É um nome que tem origem no sânscrito e quer dizer “Mar, Oceano”. Ele inclusive foi o nome de uma princesa indiana do século 16 que dedicou sua vida ao deus Krishna.

Mira também é o nome de uma estrela (Omicron Ceti), uma estrela gigante vermelha, da constelação de Cetus (baleia), visível do hemisfério sul. Uma das mais brilhantes do céu, Mira era conhecida pelos antigos como a “estrela maravilhosa”, tendo recebido essa denominação no século 17 por suas características de mudar de aparência de forma singular em ciclos de 332 dias (sabe-se hoje que esse ciclo varia de 304 a 353 dias).

Ao saber desses atributos, duvido que qualquer pessoa possa ficar indiferente à Mira. É um nome pouco conhecido no idioma português, tanto em Portugal como no Brasil, mas tem como grande atrativo o significado ser relacionado com um elemento da natureza.

Mira pode causar alguma estranheza por parecer-se com o verbo “Mirar”, mas de qualquer modo, essa não é uma associação ruim, já que quando “Miramos” alguma coisa, é por que estamos vendo algo interessante, belo, digno de atenção.

Mira também lembra um pouco a sonoridade de Mia, que também lembra o verbo “miar”. Também está associado de certa forma ao nome Lira, que além da terminação –ira também tem em comum o fato de ser o nome de uma estrela.

Lembra também o nome Mirella, que é bem popular no Brasil, cujo significado é o mesmo e também lembra o verbo “Mirar”, assim como Mirabella. Outro nome que eu adoro e que começa com "Mira" é "Miranda". Mesmo que venha causar um pouco de estranhamento no começo, a ligação com outros nomes familiares e com todos esses aspectos por trás do nome, imediatamente mudam nossa percepção. Eu mesma comecei a leitura e pesquisa receosa, e agora posso dizer que gosto de Mira.

Mira é um nome curtinho e pode ir muito bem como nome composto, tanto como primeiro nome quanto como segundo. Em São Paulo, no ano de 2015, de acordo com a lista oficial da Arpen/SP, foram registradas apenas duas meninas chamadas Mira. 

Em compensação, teve outros nomes semelhantes registrados como: Samira (166), Miranda (5),  Amira (2); 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário