quinta-feira, 5 de maio de 2016

Mirabella

.


No ano de 2014, em São Paulo, de acordo com os dados da Arpen/SP, a lista oficial paulista teve inúmeros nomes terminados em –bella. Para começo de conversa, Isabella tem 4583 registros. Na lista ainda encontramos outras grafias de Isabella, e também Anabella (35), Lisbella (2), Marybella (2), Isbella (1), e se levarmos em consideração a terminação –Ella, as opções aumentam bastante: Manuella (3461), Rafaella (1249), Mirella (991), Gabriella (641), Antonella (552), Stella (446), Emanuella (240), Marcella (182), e assim por diante até os longínquos nomes que tem apenas 1 registro.

Mas... nenhuma Mirabella. Nenhumazinha sequer. Para mim, isso só significa que as pessoas ainda não descobriram essa pérola, pois dentre os nomes terminados com –bella e –ella, considero um dos mais charmosos, com aquele ar espanhol interessantíssimo. Em Portugal, diga-se de passagem, não é diferente: nenhum registro de Mirabella na lista portuguesa de 2015.

Mirabella é a forma latinizada de Mirabelle, que deriva do latim “mirabilis”, que significa “maravilhoso”. Este nome foi cunhado durante a Idade Média, e depois acabou esquecido. Ele foi brevemente reavivado no século 19, mas continua extremamente raro.

É um nome que tem o bônus da singularidade e da exclusividade, tanto no Brasil quanto em Portugal. Além do significado legal, eu associo imediatamente a uma expressão do tipo “Olha, que bela!”, embora o espanhol ou o italiano não dêem essa tradução literalmente.

Realmente, Mirabella me parece adorável, e parece ter todas as qualidades que aprecio em um nome: longo, forte, exótico, incomum e com presença. É lamentável que ele seja tão negligenciado em nossas listas. Cai bem numa menina brasileira, como tanto em uma menina portuguesa, pois esse nome não tem maiores problemas de uso com o nosso idioma. 




.

Um comentário: