sexta-feira, 20 de maio de 2016

Morena Mariah, Márcio Felipe e Benjamin: Nomes dos filhos de Solange Couto.



Hoje vamos analisar o trio de nomes escolhidos por Solange Couto, querida dos brasileiros por conta de seus vários papeis na televisão brasileira. Seu último trabalho foi interpretando Vanda, na novela teen “Malhação”. Mas estou falando só da Morena Mariah e do Benjamin, por que Márcio Felipe, ninguém merece.

Ela é mãe de Morena Mariah Couto, Benjamin Andrade, Márcio Felipe Couto. Márcio e Morena são frutos do seu casamento com Widson Cordeiro, enquanto o pequeno Benjamin é filho do estudante de engenharia Jamerson Andrade, que é 30 anos mais jovem. O diagnóstico foi um susto para o casal, já que ela tinha 54 anos, o que se tornou uma gravidez de risco. Benjamin, perfeitamente saudável, nasceu dia 15 de agosto do mesmo ano.

Vamos então à Morena Mariah, que nasceu em 1991 e hoje tem 25 anos. Os nomes em separado já são inusitados, e o composto ficou mais singular ainda. Morena foi abordado no nosso blog aqui, e Mariah aqui. Morena, como é bastante óbvio, se trata de um nome literal. Utilizamos a palavra morena para designar uma pessoa cuja pele tenha tonalidade marrom ou então, que tenha cabelos escuros. É um nome muito adequado para o tipo de pele de muitas das nossas brasileiras.  Já Mariah é uma variante de Maria. Maria é a forma latina do nome da mãe de Jesus no Novo Testamento, que no grego era Μαριαμ (Mariam), que possivelmente origina-se no hebraico מִרְיָם (Miryam) e passou para o latim como MariaMiryam era o nome da irmã de Moisés no Velho Testamento. 

O significado é incerto, mas há várias teorias, como “mar de amargura”, “rebeldia”, “desejava para a criança”. No entanto, mais provável que seja um nome egípcio, talvez derivado da palavra mry, que significa “amado” ou “amor”. Outras teorias dizem que Maria significa “Senhora, soberana”. É pronunciado de uma forma que reflete uma pronúncia do inglês antigo. O nome foi popularizado no início da década de 90, pela cantora americana Mariah Carey. Enquanto Morena teve 17 registros na lista da Arpen/SP (2015), Mariah teve 506.

 Márcio Felipe Couto, nasceu em 1974 e tem 41 anos. O nome Márcio só foi abordado na versão feminina até então (acesse aqui). Márcio é um cognome romano derivado do deus romano Marte, o deus da guerra. Foram 46 registros do nome Márcio em São Paulo no ano de 2015 (de acordo com a Arpen/SP). Já Felipe foi abordado aqui, e origina-se a partir do nome grego Φιλιππος (Philippos) que significa "amigo dos cavalos", composto pelos elementos φιλος (philos) "amigo, amante" e "ιππος (hippos)" cavalo ". Este era o nome de cinco reis da Macedônia, incluindo Felipe II, pai de Alexandre, o Grande.

É preciso parar para notar que a escolha de Márcio Felipe, há 40 anos atrás era bem plausível. Márcio era um nome da moda, naquela época. E que Morena Mariah foi um nome bem condizente com a realidade do Brasil no início dos anos 90. Então podemos notar que Solange é uma mãe que escolhe de acordo com tendências e modas que lhe agradam, isso ainda mais confirmado se visualizarmos o nome do último filho, Benjamin.

Benjamin já foi abordado no Por Trás do Nome aqui. Benjamin origina-se diretamente do nome hebraico בִּנְיָמִין (Binyamin) que significa "filho do Sul" ou "filho da mão direita". Benjamin no Antigo Testamento é o décimo segundo e último filho de Jacó e o fundador de uma das tribos sul dos hebreus. Ele foi originalmente chamado בֶּן־אוֹנִי (Ben-'oniy) que significa "filho de minha Dor" por sua mãe, Raquel, que morreu logo após o parto, mas mais tarde foi mudado por seu pai. Em 2015 foram registrados 346 meninos com esse nome só em São Paulo (dados da Arpen/SP), na grafia Benjamim, e mais 957 na grafia Benjamin, afinal, esse nome se tornou modinha “cool” depois do uso que Gisele Bündchen fez dele. Solange Couto optou pela grafia inglesa com "n" no final. 

Assim, é realmente perceptível que o trio de nomes dos irmãos não combina em nada entre si. Pudera, considerando que eles tem bastante diferença de idade, assim sua mãe escolheu de acordo com as tendências da época. Para hoje, acredito que Morena é uma excelente alternativa, mas não gosto muito do composto Morena Mariah na prática. Benjamin também se constitui em um ótimo nome para menino no momento, para quem não se importa com subida de popularidade. Já Márcio Felipe é datado e ultrapassado, tanto sozinho como no composto, e é desaconselhável pelo menos por hora.



Solange Couto com o marido e o filho 
(Foto: Vera Donato/Divulgação)



4 comentários:

  1. Gostei do nome da menina, mas não do composto

    ResponderExcluir
  2. Apenas Benjamim, mas é possivel ver que ela se baseou nas modinhas para escolher nome dos filhos menos no caso da menina

    ResponderExcluir
  3. Benjamim e Morena são legais, mas Mariah e o outro nome nem por isso

    ResponderExcluir
  4. Márcio Felipe nao é um nome ruim, é um nome que estava em voga na época que ele nasceu.

    ResponderExcluir