terça-feira, 31 de maio de 2016

Romanella

A modelo argentina e esposa de Saviola,
Romanella Amato. 

Romanella é uma variante diminutiva do nome italiano Romana, que por sua vez vem do latim “romanus” e que obviamente, significa “romana”, no sentido de “habitante de Roma”.

O nome tem certa repercussão na Argentina e outros países sul-americanos de língua espanhola, mas nunca em demasia. No Brasil, é razoavelmente conhecida do público a modelo argentina e esposa do jogador Javier Saviola, que atualmente joga pelo River Plate, que se chama Romanela Amato.

A única referência que encontrei foi essa, e algumas moças da Argentina no facebook. Porém, com o amor dos brasileiros por essa terminação (Isabella, Gabriela, Rafaela, Manuela) e mais recentemente, a inclusão de Antonella e Fiorella nesses nomes “alvo” das modinhas por aqui, acredito que Romanella possa ser visualizado com mais familiaridade e carinho, assim como Ornella (2 registros em SP) e Brunella (1 registro em SP), embora esse último seja mais difícil.

No site Todo Papás, encontrei essas variantes, mas muitas delas, acredito eu, são nomes adaptados:  Romah  Ramain  Romaina  Romainah Romana  Romanah  Romanda  Romanel  Romanela  Romanele  Romanelle  Romanique  Romayna  Romaynah  Romayne Romel  Romela  Romelah  Romele  Romelle  Romilda  Romildah  Romilde  Romina Rominah  Romine  Romyn Romyna  Romynah  Romyne  Romaine

Consegui achar interessante a variante Romanelle e também Romanique, mas admito que não seria capaz de usar a segunda. 



.

3 comentários: