domingo, 1 de maio de 2016

Sérgio

.


Sérgio  é um dos nomes que compõem, junto com Julio ou César,  o conjunto de nomes específicos do Império Romano. Na Roma Antiga, Sergius era o nome de uma família romana, de origem etrusca. Primeiramente, ele teria sido um sobrenome, e depois acabou virando nome próprio comum na Itália. Há quem diga que ele provém de “servus”, que significa “servo”. Mas o mais provável é que ele tenha origem etrusca de significado desconhecido.

Se me pedissem para apontar uma origem para Sérgio , era capaz de dizer que seria provavelmente um nome russo. Não estaria certa, mas também não estaria totalmente errada. Embora a ligação não­­ nos pareça muito clara, ou pelo menos tão evidente como acontece com nomes como Júlio ou CésarSérgio  é um nome característico do Império Romano!

Entre os Sergius conhecidos na Antiguidade Romana estão Sergius Paulus, procônsul do Chipre, Marcus Sergius, inventor da prótese de mão e São Sérgio , oficial romano martirizado na Síria. Foi também o nome de quatro papas italianos, que estiveram à frente da Igreja Católica entre o século VIII e XI. Isso evidentemente, faz bastante tempo, por isso mesmo as pessoas não associam Sérgio  a nome de Papa.

Sérgio  foi também o nome de quatro duques de Nápoles e três duques da Amalfi. No século XVI, existiu na Rússia um revolucionário líder espiritual Sergei Radonejski, que se tornou padroeiro oficial do país. Por isso mesmo, existe uma grande tradição em torno do uso desse nome na Rússia. Alias, a bem dizer, eu gosto bem mais da variante Sergei, mas por motivos óbvios não dá para usá-la no Brasil.

No Brasil, o nome Sérgio  teve muitos adeptos principalmente após a segunda metade do século passado, tendo representantes em praticamente todas as gerações. Ultimamente, tem sido menos usado. Em Portugal, ele nunca teve muitos adeptos e no ano de 2014, nasceram 41 meninos, além de outra quantidade em uso nos compostos.

No Brasil, é engraçado dizer que na lista da Arpen 2014 não consta nenhum registro de Sérgio /Sergio, enquanto na mesma lista em 2015 foram 64 registros de Sérgio  e 82 de Sergio.


Algumas referências atuais com este nome em Portugal e no Brasil:

·                     Sérgio  “Serginho” Dutra Santos, jogador de vôlei brasileiro;
·                     Sérgio  Borges, músico português, vencedor do Festival da Canção de 1970;
·                     Sérgio  Buarque de Hollanda, historiador brasileiro;
·                     Sérgio  Cardoso, ator brasileiro;
·                     Sérgio  Chapelin, jornalista brasileiro;
·                     Sérgio  Conceição, treinador de futebol português;
·                     Sérgio  Godinho, músico e poeta português;
·                     Sérgio  “Serginho” Groisman, apresentador de televisão brasileiro;
·                     Sérgio  Hondjakoff, ator brasileiro;
·                     Sérgio  Malheiros, ator brasileiro;
·                     Sérgio  “Serginho” Mallandro, apresentador de televisão, humorista e ator brasileiro;
·                     Sérgio  Marone, ator brasileiro;
·                     Sérgio  Mendes, músico brasileiro, que compôs a famosa canção “Mas que nada”;
·                     Sérgio  Niza, pedagogo português;
·                     Sérgio  Oliveira, jogador de futebol português;
·                     Sérgio  Reis, músico brasileiro;
·                     Sérgio  Rosado, músico português e membro do grupo musical Anjos.


Apesar de no Brasil ser um pouco datado no Brasil, Sérgio  para mim tem  o mesmo peso, impressões e características de Pedro ou Jorge, por exemplo. Acredito que pode sim ser recuperado e voltar a ser nome dado a bebês nascidos nos dias de hoje. Talvez num futuro distante, inclusive, pode voltar a se tornar popular, já que a história do uso dos nomes sempre é cíclica. 


Referências.

Recharte, Joana. Sérgio . O Blog dos Nomes.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário