terça-feira, 7 de junho de 2016

Domingos

.
Domingos está longe de ser a minha variante preferida desse nome: Dominic (embora pareça um pouco feminino por conta de Dominique), é mais aceitável, e Domênico, a variante italiana levemente modificada com o acento em português, é a que eu mais aprecio.

A palavra é originária do latim “dies Dominicus”, que significa "dia do Senhor". Com origem religiosa católica, seu significado faz referência ao domingo, dia que o Senhor dedicou para o descanso (outras religiões elegeram o Sábado). Existe, nessa mesma acepção, em castelhano (Domingo), italiano (Domenica), francês (Dimanche) e em todas as línguas de origem latina. Já outros povos antigos chamam esse dia de “Dia do Sol”, como em inglês, Sunday, ou alemão, Sonntag.

Este nome era tradicionalmente dado a uma criança nascida no domingo. Vários santos portaram este nome, incluindo o São Domingos de Gusmão, um frade espanhol vivido entre os anos de 1170 e 1221, fundador da ordem dominicana de frades do século 13. Foi em honra deste santo que o nome foi usado pela primeira vez na Inglaterra, começando por volta do século 13. Ele é usado principalmente pelos católicos.

Domingos possui variantes em outras línguas: 

Domenico, Dominico (italiano); Domenichino, Domenicuccio (diminutivos italianos); Mimmo, Menico, Micuccio, Minguccio (apelidos italianos); Dominik (albanês); Domingo (aragonês); Txomin (basco); Daminik (basco); Domènec (catalão); Dinko (croata); Dominicus (alemão); Domenic, Dominic, Dom, Nic (inglês); Domonkos (húngaro); Dominykas (lituano); Domen (esloveno); Daminik (bielorrusso); Damhnaic, Damhlaic, Doiminic (irlandês); Duminku (maltes); Domínico (espanhol);

Em São Paulo, no ano de 2015, aparecem 5 registros de Domingos. Algumas referências:

Domingos Castro, atleta Português;
Domingos Alexandre Martins Costa, jogador de futebol Português;
Domingos da Guia, jogador de futebol brasileiro;
Domingos Xavier de Lima, almirante Português;
Domingos Oliveira, ator e dramaturgo brasileiro;
Domingos José Gonçalves de Magalhães, médico, dramaturgo, poeta e diplomata brasileiro;
Domingos Leite Pereira, político Português;
Domingos Monteiro, advogado, poeta e escritor Português;
Domingos Nascimento dos Santos Filho, Jogador de futebol brasileiro;
Domingos Oliveira, político Português;
Domingos Paciência, jogador e treinador de futebol Português;



.



Nenhum comentário:

Postar um comentário