domingo, 12 de junho de 2016

Emílio

.

Emílio é a forma italiana, espanhola e portuguesa de Aemilius, que baseia-se em Aemilia, do termo latino aemulus, que significa “concorrente, competidor”, e também “imitador”. O significado mais difundido é "rival". Embora seja possível que ele tenha origem etrusca com significado desconhecido. Emiliano é um derivado deste.


Pode também ter sido originado a partir da mitologia grega, através do nome do filho de Numa, Aimylios, que quer dizer “o que fala de modo agradável”, batizado desta forma por apresentar uma linguagem graciosa.

No Brasil, Emílio é um nome tipicamente masculino, considerado uma variação portuguesa do nome francês Émile, que por sua vez é utilizado entre os brasileiros como um nome feminino.

O livro “Emílio, ou da Educação”, uma obra que retrata a natureza filosófica do homem e da natureza é considerado o melhor trabalho feito pelo renomado filósofo e escritor suíço Jean-Jacques Rousseau.

Entre os germânicos, romenos e ingleses a versão mais utilizada deste nome é Emil.

No Brasil, uma das personalidades mais populares com este nome é o cantor Emílio Santiago, considerado o dono da voz mais “perfeita” do país.

A forma feminina usual é Emília, mas também encontramos Emily, no inglês. Em outras linguagens, temos as seguintes versões: Aemilius (romano antigo), Emil (Búlgaro), Emil (Croata), Emil (Checo), Emil (Dinamarquês), Emil (inglês), Eemeli, Eemil (Finlandês), Émile (Francês), Emil (Germânico), Emil (Húngaro), Emil (Islandês), Emilis (Lituano), Emil (Macedônico), Emil (Norueguês), Emil (Polonês), Emil (Romeno), Emil (Sérvio), Emil (esloveno), Emil (Sueco).

Em São Paulo, na lista da Arpen/SP, consta 8 registros de Emilio (sem acento) e 3 registros de Emílio (com acento), referente ao ano de 2015. Embora seja um nome raro e pouco usual hoje em dia, não é estranho aos nossos ouvidos, até por que a versão feminina é mais difundida.

Algumas referências:

Emílio Garrastazu Médici, ex-presidente do Brasil
Emílio Goeldi, naturista suiço-alemão
Emílio de Menezes, poeta brasileiro, "imortal" da ABL
Emílio Ribas, médico brasileiro.



.


Nenhum comentário:

Postar um comentário