domingo, 12 de junho de 2016

Jardel

.

No Rio Grande do Sul, o nome Jardel é comum pela referência ao jogador Mário Jardel Almeida Ribeiro, conhecido apenas como Jardel, que foi um ídolo do Grêmio Futebol Clube na década de 90. Depois disso, ele jogou no Porto, em Portugal, e se envolveu com escândalos que diminuíram sua popularidade, e mais ainda depois de ter sido eleito Deputado Estadual do Rio Grande do Sul em 2014, e ter sido acusado de transgressões.

Na verdade, há 28.258 pessoas chamadas Jardel no Brasil inteiro, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), e a maior taxa é do Piauí. Esses nascimentos aconteceram com auge entre as décadas de 1980 e 1990, com destaque para os anos 90, onde foram mais de 11 mil pessoas nascidas com o nome no território brasileiro.

No Rio Grande do Sul, onde Jardel teve destaque como ídolo do Grêmio, nasceram 3.870 pessoas com o nome. É aprovado na lista portuguesa e teve 2 registros de Jardel em Portugal no ano de 2015. Possivelmente quando o jogador atuava em Portugal, esse número tenha sido maior.

O significado do nome Jardel já é algo complicado de absorver. O Dicionário de Nomes Próprios diz que Jardel origina-se no francês medieval e quer dizer literalmente “joio”. Entretanto, há 99,99% de chance de isso ter sido inventado.

A maioria das pessoas registradas na década de 90, creio eu, foi em homenagem ao jogador Jardel. Mas em potencial, acho que o próprio Jardel tenha sido registrado em homenagem ao ator Jardel Filho, que nasceu em 1927, e entre outros papeis, interpretou o Dr. Juarez Leão na novela “O Bem Amado”.

Outras referências de Jardel:

Jardel Mello, ator e diretor brasileiro de televisão e cinema. 
Jardel Nivaldo Vieira, mais conhecido como Jardel, jogador de futebol brasileiro.
Jardel Pereira de Souza, mais conhecido como Jardel, também jogador de futebol brasileiro.  
Jardel Gregório, é um atleta brasileiro que compete no salto triplo. É atualmente um dos maiores nomes do atletismo do país.
Jardel Pizzinatto, um jogador de handebol brasileiro (gaúcho, nascido em Sarandi RS), na posição de pivô.

Jardel Moreira Lemos, outro jogador de futebol brasileiro, mais antigo, que tinha o curioso apelido de Cavaleiro Negro. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário