quinta-feira, 30 de junho de 2016

Lala & Lalla



Nos Estados Unidos, Lala esteve na 818ª posição no ano de 1902 e Lalla por sua vez, só aparece 1888. Depois disso, não apareceu mais no Ranking. Na lista da Arpen/SP de 2015 não existe nenhuma Lala, talvez por que as pessoas achem que tem cara de apelido e não de nome próprio.

No Behind The Name temos duas submissões diferentes de Lala: 1) Lala vem de uma palavra eslava do sul que significa “tulipa”, derivada do persa Laleh. 2) Retirado de uma palavra romena que quer dizer “vermelho, fogo”; Penso que a segunda está incorreta, pois não encontrei essa referência em nenhum outro lugar. O significado “tulipa” é um bônus muito especial, e eu prefiro ficar com ele.

Na Wikipédia italiana encontramos a variação Lalla, que também remonta ao significado “tulipa” mas também dá outras alternativas: O nome significa “senhora” na língua berbere. Alternativamente, pode ser considerado diminutivo de nomes cujo som de “L” sejam repetidos ou demarcados. Em italiano, ainda encontramos o masculino “Lallo”, que tem dois representantes notáveis: Lallo Gori, compositor italiano e Lallo Circosta, comediante e imitador italiano.

Por outro lado, penso que Lala está muito próximo da palavra grega “laleo”, que significa “falar”, presente nos nomes Eulália e na palavra “dislalia”, aplicada para o distúrbio de fala em que a criança troca o R pelo L (como o Cebolinha, da Turma da Mônica).

Lalla foi o nome usado por Thomas Moore em seu poema de 1817, Lalla Rookh. No poema, Lalla, a filha do imperador de Delhi, ouve um poeta cantar quatro contos. Lalla Miranda era uma cantora de ópera australiana famosa durante o início do século XX. Parece ter sido seu nome real e Miranda era seu verdadeiro sobrenome. Ela era de ascendência judaica sefardita.

Referências:

Lalla Castellano, cantora e flautista italiana.
Lalla Ward, uma atriz Inglês, que estrelou em Doctor Who com Tom Baker, de 1979 a 1981. Esse era seu nome artístico.
Lalla Francia, cantora italiana
Lalla Romano, poetisa, escritora e jornalista italiana
Lalla Salma, princesa marroquina. Porém, conforme algumas fontes consultadas, Lalla seria um titulo de respeito em Marrocos.
Lalla Latifa Hammou, esposa do ex-rei de Marrocos (Hassan II), com o qual teve três filhas Lalla Meryem, Lalla Asma, Lalla Hasna.
Lalla Janina Beya, esposa de Lamine Bey, o último Bey de Tunis;
Lalla Fatma N'Soumer (1830-1863), heroína da resistência da Cabília (Argélia) contra os franceses;
Lalla Khadija (ou Lalla Khelidja), uma mulher que viveu como eremita nas montanhas de Djurdjura (Kabylia);
Lalla Maghnia (também escrito Lalla Marnia), santa que deu seu nome à cidade homônima na Argélia
Lalla de Araneae (fl c 80 -.. C 100.), Benfeitora cívica greco-romana

Lalla Mimouna, uma espécie de santa muçulmana, que deu seu nome para a cidade de mesmo nome, na província de Kenitra.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário