quarta-feira, 1 de junho de 2016

Naíra & Naira



Naira ou Naíra são duas versões de um nome com vários significados e origens. Podemos dizer que: 1) é um nome quíchua ou aimará que significa "de olhos grandes"; 2) que é um nome hindu que significa "brilhante, radiante, cheia de brilho"; 3) um nome árabe que significa "brilhante, reluzente"; 

O site “Dicionário de Nomes Próprios” diz ainda que Naira origina-se no grego Náeira, que quer dizer literalmente, Náiade. Náeira deriva da palavra náien, que quer dizer “fluir, nadar”. Na mitologia grega, as náiades eram seres que controlavam as águas, rios, córregos, regatos, etc. e também tinham o dom da cura e da profecia. 

Além de tudo isso, é um nome que tem uma vibe muito parecida com outros nomes indígenas tupi-guaranis terminados em "íra", como Maíra, por exemplo. Ele é um nome exótico pelas suas origens, e também exclusivo por ser pouco usado no Brasil. Naíra também se parece com outros nomes também incomuns, mas mais conhecidos, como Zaíra e Naiara. 

Naíra é um nome com sonoridade forte, demarcada, poderosa, com presença indiscutivelmente marcante. Fica bem em todas as fases da vida, não sendo demasiadamente pesado para uma criança nem demasiadamente infantil para um adulto. 

Como curiosidade, Naira é o nome dado à moeda oficial da Nigéria. Em São Paulo, de acordo com dados da Arpen/SP, no ano de 2015, foram registradas 10 meninas chamadas Naira. Porém, nenhuma Naíra (com acento), embora tenhamos encontrado uma Anaíra. 

Eu prefiro deixar claro a intenção da pronúncia com o acento. Naira pode ser tanto pronunciado Náira como Naíra, mas Naíra com acentuação, não gerará nenhuma dúvida quanto ao modo que deve ser falado. 

Referências:

Naira. Luinara Menezes. O Blog dos Nomes. 




.

39 comentários:

  1. Prefiro Naiara, mas mesmo assim gostei.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho bonito, n é tão comum e soa mto bem.

    ResponderExcluir
  3. Acho sem graça. Um nome que não faz sentido para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao faz sentido e sem.graca e valeria ?? Tem.varias ne... quando vc tem esse nome nayra, naira naíra e só vc isso chama se exclusividade bjos

      Excluir
    2. amo meu nome (Naira)
      numca vi alguem com o meu nome .

      Excluir
    3. E isso de alguem que se chama Valéria 🤭, que vem do nome de uma planta, que se transforma em remédio....

      Excluir
  4. Adorei os Significados. e meu Nome É Escrito Com (Acento) NAÍRA ❤🤗

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome também é escrito com acento Naíra. Adorei o significado 🥰

      Excluir
  5. Eu amei o significado, o meu nome é escrito com (Acento) Náira ❤👌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou colocar o da minha filha assim ☺️

      Excluir
  6. Sempre tive curiosidade de saber a origem do meu nome. Adorei o resultado da pesquisa. Na minha cidade Brasilia, ainda não conheço ninguém com o mesmo nome que o meu, Náira. Exclusividade.kkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Po gostei ! O meu é sem o acento = Naira .

    ResponderExcluir
  8. Dsgç meu nome é Naira , pensei q era única nessa laela

    ResponderExcluir
  9. O meu nome e Naíra, amo ele!e também escrevem meu nome de Naíra! Amo os dois!

    ResponderExcluir
  10. Amei o resultado da pesquisa. O meu já é mais exclusivo e chique, pois é com y. Náyra������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome da minha filha tabm É Nayra era pra ser Nayara o pai dela foi registrar só e quando eu olhei o registro quase morro de tanta raiva mas tou acostumando ainda ela vai fazer 6 anos

      Excluir
  11. Adorei saber o significado! O meu é sem acento, é Naira :)

    ResponderExcluir
  12. Eu amo meu nome n vejo muitas pessoas com o mesmo nome que eu na cidade que eu moro eu fiz uma pesquisa e só tem duas pessoas chamada Naira contando comigo

    ResponderExcluir
  13. Adoro meu nome Naira,na minha cidade fui a primeira com esse nome acho que deve ter mais alguém

    ResponderExcluir
  14. Minha vozinha me deu esse nome lindo Naira,amo meu nome eu sou sim exclusiva pq sou única.

    ResponderExcluir
  15. Simplesmente amo meu nome Naira sem acento

    ResponderExcluir
  16. Naira é o nome da minha filha canina da raça pastor Belga. O motivo é exatamente como já foi explicado anteriormente,vivi 11 anos na Nigeria Lagos. Moeda forte da África ocidental .

    ResponderExcluir
  17. E o nome nairáh qual o significado?

    ResponderExcluir
  18. Me chamo Naira Jéssica

    ResponderExcluir