segunda-feira, 20 de junho de 2016

Olívio

.

Olívio é uma versão masculina do nome feminino Olívia, que tem sua ocorrência predominante no Brasil. Olívia, por sua vez, foi criado por Shakespeare para uma de suas personagens, talvez tendo baseado o nome em Oliver ou então, pretendendo significar “oliva”, o fruto da árvore de oliveira.

Como estamos mais acostumados com o feminino, a tendência é estranhar um pouco o masculino. Olívio também não é dos nomes mais internacionais, uma vez que seu uso praticamente restringe-se ao Brasil e alguma coisa na Itália.

No estado de São Paulo, no ano de 2015, foram 2 registros de Olivio e 1 de Olívio (com a diferença de acento). Olívio de Oliveira Dutra, mais conhecido como Olívio Dutra, nascido em Bossoroca em 1941, é um sindicalista e político brasileiro, com base política no Rio Grande do Sul, onde já foi governador do estado e prefeito de Porto Alegre. Sendo filiado ao Partido dos Trabalhadores, foi Ministro das Cidades no primeiro governo Lula.

Algumas referências:

Dom Olívo Aurélio Fazza, S.V.D., (Juiz de Fora, 25 de junho de 1925 — Foz do Iguaçu, 25 de dezembro de 2008) foi um bispo da brasileiro da Igreja Católica Apostólica Romana.

Olívio Januário de Amorim (Biguaçu, 10 de julho de 1888 — 22 de julho de 1937) foi um político brasileiro, de Santa Catarina.

José Olívio Paranhos Lima (Catu, 2 de setembro de 1955) é um cordelista brasileiro.

Olívio Wood (Oliver Wood, no original), é um personagem da série Harry Potter, criada por J.K. Rowling. É o goleiro e capitão do time de quadribol da Grifinória.

Olívio Nóbrega é um político brasileiro. Foi deputado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Olivio da Rosa, jogador de futebol brasileiro;


Olivio Sozzi, pintor italiano.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário