quinta-feira, 23 de junho de 2016

Por Trás do Nome em festa!! Aniversário de 2 anos do Blog!

.


Completamos nesse dia 23 de junho, exatos 2 anos da criação do Blog Por Trás do Nome. Ele foi criado por iniciativa de um grupo de pessoas que frequentava o fórum Ideias, Dúvidas e Palpites de Nomes – desde que “ideias” tinha acento – do Baby Center Brasil e sofria muito na hora de pesquisar origem e significado dos nomes em sites brasileiros. A maioria deles, com significados inventados e origens estrambólicas.

Assim, tivemos a ideia de formar um Blog com postagens diárias sobre os nomes mais diversos, a fim de ter uma fonte brasileira e confiável de pesquisa sobre antroponímia. Até então, tudo que tínhamos era o Nomes e Mais Nomes, da portuguesa Filipa Lopes, que tem um estilo bem diferente, e é claro, abrange nomes tradicionais portugueses que muitas vezes ficam bem longe do estilo e do jeitinho brasileiro.

Assim, nasceu a primeira postagem do Blog. Cabe dizer que o primeiro texto do Blog foi sobre Clarissa, que acabou inclusive, se tornando o nome da filha de uma das nossas membros. E bem, chegamos aos dois anos do Blog com 1.110 postagens publicadas e 172.000 visualizações.

Também criamos uma página no Facebook (Por Trás do Nome) e um grupo (O fantástico mundo dos nomes), para compartilhar nas redes sociais as postagens do blog e ainda, reunir no grupo todos os apaixonados e simpatizantes do assunto “nomes próprios”, como também é claro, mamães e papais em busca do nome ideal.

E como não poderia deixar de ser – já que adoramos listas e estatísticas – esses 2 anos de blog nos renderam algumas considerações. Primeiramente, é inegável que o nome Théo vai vir forte como um tornado nos próximos rankings brasileiros, dado o número de visualizações que ele recebe diariamente no Blog. São pessoas procurando pelo significado e origem do nome Théo pelo google, facebook, etc. e chegando ao nosso texto. 

Acreditamos que Théo será uma subida meteórica e constará, com certeza, no top 10 nos próximos anos. O segundo nome imensamente procurado – e que já é popular – é Lorenzo. A listinha de nomes masculinos mais visualizados é a seguinte:

1.             Théo 7729
2.             Lorenzo 2122
3.             Thomas, Tomás, Tomé 1341
4.             Noah 1185
5.             Otto 918
6.             Gustavo 782
7.             Nicolas 704
8.             Miguel 403
9.             Bernardo 374
10.          Micael 326
11.          Emanuel 294
12.          Arthur 260

Uma dificuldade que ainda não conseguimos superar é que sempre tem mais postagens sobre nomes femininos do que masculinos, talvez por que estes sejam menos abundantes -pelo menos os usáveis e interessantes! Por isso, nossa lista de nomes com visualizações notáveis para meninos é relativamente menor do que a de meninas. 

O nome feminino campeão é – quem diria! – Lara! Assim como Théo e Lorenzo, Lara tem recebido muitas visualizações diárias, de pessoas que chegam ao nosso Blog procurando por detalhes sobre ele. 

A listinha de nomes femininos mais visualizados é quase toda ela uma surpresa, uma vez que o segundo nome mais procurado foi Dandara, que é relativamente raro no Brasil. Espero que a busca por Dandara realmente reflita a vontade do povo brasileiro de resgatar as tradições africanas! (Para quem não sabe, Dandara foi a mulher de Zumbi dos Palmares). Você pode conferir a lista completa:

1.                  Lara 1753
2.                  Dandara 1118
3.                  Luísa 1046
4.                  Heloísa 1041
5.                  Lavínia 943
6.                  Sofia 933
7.                  Lola 924
8.                  Framboesa 889
9.                  Mariah 833
10.              Évora 806
11.              Penélope 793
12.              Maya 721
13.              Malu 719
14.              Jasmine 712
15.              Ayla 663
16.              Isabelle 579
17.              Moara 579
18.              Moema 518
19.              Amora 494
20.              Isabela 434

A maioria deles são os nomes populares da lista brasileira. Tudo indica que papais e mamães que já tem uma filha com esse nome, vem dar uma conferida no significado. Entretanto, há algumas surpresinhas: Framboesa e Amora, dois nomes de frutas, andam com muitas visualizações. Amora é previsível, já que é bem conhecido pela maioria, mas Framboesa é de uma novidade gigante!

Assim como esses, ainda temos outros incomuns que tem feito sucesso no Blog: Lola e Malu por exemplo, são curtinhos de 4 letras que cabem exatamente no gosto atual do brasileiro; Évora e Penélope são nomes fortes e cheios de simbologia, que agradaram bastante aos leitores do Por Trás do Nome.

Maya já é bem conhecido e teve um “up” pela reprise da novela Caminho das Índias, na Globo, durante o período. Jasmine e Ayla vem com aquela pegada “árabe” que é tão charmosa, e agradaram bastante, assim como os indígenas Moema e Moara. Isso demonstra que, embora os registros não mostrem isso, o público do Blog começa a se interessar por nomes novos e fora do usual. Ponto para nós!

Queremos continuar proporcionando aos nossos leitores, diariamente, um post novo sobre nomes novos, diferenciados, para incluir o máximo de pessoas possível dentro do conceito que o universo dos nomes é enorme, cheio de potencial, e não precisamos nos restringir aos mega populares.


Ao nosso Blog, Feliz Aniversário!




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário