quinta-feira, 28 de julho de 2016

Graziella

.
Publicado primeiro
no Blog dos Nomes.


Um nome alegre, cheio de vida, adorável. Quando penso em Graziella, minha mente imagina logo um raio de sol, um clarão, o dia amanhecendo, uma cor em tom de amarelo, na estação de outono. Esta associação curiosamente tem ligação. Principalmente com a estação tão maravilhosa e única, que é o outono. 

Graziella é a forma italiana diminutiva de Grazia também italiana. 

Significa “pequena graça” em italiano. Há também uma espécie de planta com o nome, em inglês Graziella Maiden Grass, em português Grama da Donzela deGraziella ou Graziella grama de solteira, seu nome científico é Miscanthus sinensis. A planta tem hábito de florescer mais cedo. Ela forma um montículo gracioso, na posição vertical de folhas verdes estreitas. Plumas branca-prateada suaves aparecem no final de verão, realizada bem acima das folhas e permanecem sempre atraentes durante vários meses. A folhagem geralmente desenvolve ótimos tons de cobre e tons de laranja no Outono. 

Suas variantes são:
Grazia (Itália), Grace (Estados Unidos), Graça (Brasil e Portugal) Gracia (Espanha),Graciela (Espanha).

Na década de 1980, tornou-se comum e familiarizado para os brasileiros. Principalmente em grafias inexistentes como Graziele/GrazielleGrazieli/Grazielli eGraziely/Grazielly. Hoje, o nome está bastante incomum, talvez por ter sido usado com bastante frequência em certas regiões. Não se encontra no ranking do Baby Center Brasil, apenas no da ARPEN-SP. Com a grafia simplificada: Graziela nasceram 49 e com a grafia original Graziella, apenas 15. Em Portugal é mais do que raro. 

Não obteve um sequer registro como primeiro nome, apenas UM com segundo nome na grafia simplificada no composto Bruna Graziela. O que será que os portugueses acham do nome? Será tão ruim assim, ou tão estranho? Isso pode ser um ponto a favor, para quem encontra nomes raros italianos em Portugal. No mundo, Graziellanão é popular, apenas suas variantes: GraziaGraceGraça Gracia. Cada uma em seu respectivo país de origem. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Behind The Name, os entrevistados acham que:
68% muito bom, 91% feminino, 55% clássico, 55% maduro, 57% formal, 59% elegante, 55% urbano, 59% maravilhoso, 56% delicado, 68% complexo.

Personalidades famosas:
  • Graziella Bianca – terapeuta e ex namorada de Sepp Blatter;
  • Graziella Moretto - atriz e escritora brasileira.


Yasmim Paiva.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário