segunda-feira, 11 de julho de 2016

Jandira





Jandira é um nome indígena muito conhecido dos brasileiros em geral, em uso há várias gerações e por isso, daqueles nomes que todos já estão acostumados. No entanto, por ter sido usado demasiadamente em outras gerações, adquiriu aquele ar de “antigo”, impressão essa que pretendemos superar, pelo menos em partes, com esse texto.

Segundo a maioria dos sites consultados, Jandira é um nome de origem indígena tupi-guarani que significa “abelha de mel”, “melíflua”, “que corre como o mel”. 

Tem origem no tupi “jandieira”, que quer dizer literalmente “abelha de mel”. Há autores que dizem que Jandira significa “mel de abelha Jandaia”, mas tal etimologia encontra pouco embasamento linguístico.

Existe um município denominado Jandira em São Paulo, e segundo contam, o nome foi dado devido à grande quantidade de abelhas presentes na região, por isso passou a ser apelidada “favo de mel”.

No estado de São Paulo, em 2015, nasceram duas meninas chamadas Jandira, uma raridade, é claro. Os dados da Arpen/SP infelizmente só cobrem o estado de São Paulo, mas podemos supor que ele é pouquíssimo usado em todo o Brasil.

Segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Jandira é o nome de 56.747 pessoas em todo o Brasil, durante o período de 1930-2010. Isso faz dele o 264o nome mais usado no país para mulheres. A maioria das mulheres chamadas Jandira nasceram nos anos 50, e o destaque fica por conta do estado do Paraná. 

Curiosamente, constam 164 homens chamados Jandira nos dados do IBGE. Jandyra, com y, também é o nome de 667 pessoas no Brasil. 

Referências

Jandira Café, nascida Jandira Carvalho de Oliveira, foi a esposa de João Fernandes Campos Café Filho, ex-presidente do Brasil, e exerceu o cargo de primeira-dama do país entre 1954 e 1955.

Jandira Feghali é uma médica, política e sindicalista brasileira, integrante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Construiu sua carreira política pelo estado do Rio de Janeiro.

Jandira Lúcia Lalia Martini (Santos, 11 de julho de 1945) é uma atriz e autora brasileira de peças teatrais bem como de roteiros para cinema e televisão. Um dos seus últimos papeis foi a Vó Farid, em Caminho das Índias.


Jandira Sassingui Neto (Huambo, 28 de abril de 1983), mais conhecida como Pérola é uma cantora e compositora angolana. 


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário