domingo, 24 de julho de 2016

Solon

.
Solon é um nome que se origina no grego σολος (solos) que significa "pedaço de ferro". Este era o nome de um estadista ateniense que reformou as leis e governo da cidade. Há algumas fontes não confiáveis que dão Solon como uma variante de Solano, mas isso é etimologicamente absurdo.

Embora seja um nome legitimo, pensando no seu uso em português acabo direcionando a minha mente para palavras como “solitário” ou então “solo”, e talvez por isso não tenhamos tantos registros desse nome hoje em dia. Embora ele seja internacional, há uma pequena desvantagem no seu uso em português. Mesmo nos Estados Unidos, a última vez que Solon aparece com participação no ranking é em 1908, há mais de um século.

Nas listas brasileiras disponíveis, não há nenhum registro de Solon. O que é um ponto positivo para quem gosta de nomes internacionais, com referências históricas e extremamente raro e exclusivo.

Referências:

Sólon (grego Σόλων, translit. Sólōn; (Atenas, 638 a.C. – 558 a.C.) foi um estadista, legislador e poeta grego antigo. Foi considerado pelos antigos como um dos sete sábios da Grécia antiga e, como poeta, compôs elegias morais-filosóficas.

Solon é uma cidade localizada no estado americano de Iowa, no Condado de Johnson.

Solon Correia de Aragão (Balsas, 9 de junho de 1921 – São Raimundo Nonato, 4 de dezembro de 2000) foi um padre, educador e político brasileiro.

Solon Irving Bailey foi um astrônomo americano que descobriu o asteroide 504 Cora em 30 de junho de 1902. Juntou-se à equipe do Harvard College Observatory em 1887.

Solon Hannibal de la Mothe Borglum (22 de dezembro de 1868—1922) foi um escultor estadunidense.

Sólon Barbosa de Lucena (Bananeiras, 1878 — 1924) foi um fazendeiro e político brasileiro.

Solon Spanoudis (Esmirna, 24 de abril de 1922 — 2 de agosto de 1981) foi um psiquiatra brasileiro pioneiro no estudo e divulgação da Daseinsanalyse. Ele era natural da Turquia.

Solon Ferreira Coelho (Caxias do Sul, 27 de setembro de 1967), também conhecido como Solon Fishbone é um guitarrista brasileiro de blues.



.

4 comentários:

  1. Na linha brasileira temos sim. O Marechal Solon Estillac (comandou as tropas na Cinelândia em 64), primo de Nilton(Chefe do Clube Militares) Zenon Estillac Leal (Ministro período Getúlio), os três são marechais.

    ResponderExcluir