sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Arista

.

Esse é um nome que eu, sinceramente, desconhecia. Fiquei sabendo sobre ele nesse post da Ana Clara R. Benício no Blog dos Nomes. Antes disso, não fazia ideia da existência de Arista. Basta uma breve passadinha pelos registros disponíveis no Brasil, ou seja, as listas da Arpen/SP 2014 e 2015, para perceber que não é um nome conhecido ou apreciado no Brasil. Mas como acho que a raridade ganha pontos, achei que valia a pena falar sobre ele aqui.

Artista, arisca, enfim, Arista é um nome que tem vários pontos fracos em português, por ser facilmente confundido com outras palavras. Mas Arista é um nome feminino que significa “espiga de milho” ou “cacho de trigo”, ou ainda “colheita”, em latim. Também está associado ao grego antigo Aristos (que deu origem etimologicamente à palavra aristocracia) que significa “bom”, “melhor”, “excelente” ou ainda, “mais útil”.

Arista pode ser classificado nas categorias de nome mitológico e nome astronômico. Astronômico por que é o nome de uma estrela, também conhecida como Spica (espiga, em português), a mais brilhante estrela da constelação de Virgem. É uma estrela binária azul, uma das mais brilhantes do céu (a décima quinta mais brilhante, para ser mais exata). A própria constelação de Virgem representaria uma jovem com espigas de trigo ou milho na mão esquerda. Virgo, como figura feminina, tem simbolizado divindades, lendas, mitos, desde os primeiros tempos da história humana. Mitológico, por que a constelação de Virgem é associada à deusa grega Deméter ou à deusa romana Ceres, responsável pela agricultura, sempre representada com espigas de trigo ou milho nas mãos.

Em português, Arista é pouquíssimo usado e arriscaria dizer, desconhecido. Entretanto, ele é usado em grego e raramente em inglês. Seus diminutivos consideráveis são Ari, Rista, Ris, Ta, Rissy e como variantes podemos citar Aris, Arissa, Aristana, Aristella, Aristelle, Aristen. As formas masculinas são Ariston e Aristaeus.

Arissa, Aristana, Aristella e Aristelle são, na minha opinião, bem mais usáveis em português do que Arista. Como referência, podemos citar Arista, uma personagem secundária em “A pequena sereia”, sendo uma das irmãs de Ariel, tem uma cauda vermelha, olhos da cor azul-gelo e cabelos loiros amarrados em um rabo de cavalo.


Arista. Wikipédia.
Arista. Ana Clara R. Benício. O Blog dos Nomes. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário