quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Arno

.


Arno é um diminutivo de nomes que começam com o elemento "Arn-", que é derivado do alto antigo escandinavo “arn”, que quer dizer "Águia". O elemento Arn encontra-se no nome Arnoldo, por exemplo, que significa “o poder da águia” ou “águia poderosa”, em Arnulfo (combinação de “águia” e “lobo”). Em outras línguas o nome Arno pode assumir a forma de Árni (escandinavo antigo), Aarne (finlandês), ou Arne, em vários países.

Nos Estados Unidos, o nome Arno apareceu pela última vez no ranking em 1917, sendo então, um nome bem antigo por lá, assim como no Brasil, onde não tivemos nenhum registro de Arno: tivemos apenas 4 registros de Arnold e 1 de Arnon – que é o nome de um Rio na França – o que demonstra que o nome Arno já não tem apelo algum no Brasil.

Apesar disso, não é difícil achar vários homens chamados Arno especialmente no sul do Brasil, onde houve maior concentração de colonização alemã. Assim, acabou ficando ligado à uma determinada geração e à uma determinada faixa territorial do Brasil. Ainda assim, acho um nome muito interessante para ser recuperado: curto, simples, fácil de pronunciar e extremamente internacional, sendo reconhecido facilmente em todas as línguas de matriz germânica ou anglófona.

Na Bélgica e França, este nome tem outra conotação. Em 2007, na Bélgica, ele era o 95º colocado no ranking de nomes masculinos. Na França do mesmo ano, ele ficou na posição 454. Então, nesses dois países é bem provável encontrar crianças com o nome Arno, de acordo com os dados expostos no Behind The Name.

No Brasil, o único problema – para quem se importa com detalhes pequenos – é a marca de eletrodomésticos Arno, focada em produtos eletroportáteis, sendo que na maioria das residências vai ter um produto Arno, seja um liquidificador, uma batedeira, um ventilador ou coisa parecida. Não me parece um problema enorme, mas, para quem tem excessivo cuidado com bullying e tudo mais, é recomendável descartar.

Por aqui, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Arno é o nome de 7.728 pessoas, sendo que a maioria deles nasceu na década de 50. 

Arno tem também uma beleza a mais pois, o Rio Arno é um rio localizado na Itália, que nasce nos montes Apeninos, e atravessa a Região de Toscana, passando por Florença e Pisa antes de desaguar no Mar Tirreno. Isso torna Arno um nome mais poético e também, diga-se de passagem, geográfico.

Uma referência interessante é Arno Allan Penzias, um físico estadunidense. Foi laureado com o Nobel de Física de 1978, pela descoberta da radiação cósmica de fundo em micro-ondas juntamente com Robert Woodrow Wilson.






.

3 comentários: