sábado, 6 de agosto de 2016

Eran & Iran

.


Texto publicado primeiro no Blog
dos Nomes. Acesse aqui.


Eran e Iran se trata do mesmo nome e se trata também de um nome geográfico. O termo Iran deriva imediatamente do Oriente persa Eran. Na etimologia iraniana o início Er e o final -an em Eran, deriva da palavra do velho iraniano que significa "ariano",  no sentido de "do iranianos." Eran também se trata de um nome bíblico que era neto de EfraimEran na sua origem hebraica, significa "atento, vigilante".

Algumas partes da Bíblia, onde este reino é frequentemente mencionado (livros deEsterDanielEsdras Neemias), ele é chamado de "Paras" (hebraico פרס), ou às vezes "Paras u Madai" (פרס ומדי) ou seja, Persia e Média.

Iran e Eran não são nomes comuns, mas são conhecidos. Iran, principalmente, foi bastante visado a partir do personagem Iran ou Irã na novela que fez sucesso estrondoso, Av. Brasil. Já Eran não tem tanta conhecimento quanto a outra versão.


Eran e Iran tem a sonoridade parecida com IvanIan Alan e pode ser um ponto a mais para os nomes, já que a sonoridade é tem bastante nomes conhecidos. Acho que Iran e Eran faz todo o estilo de quem gosta e pretender usar Brian, sendo que Iran e Eran tem o benefício da pronúncia aportuguesada. Ou seja, ambos são nomes com potencial para ganhar novos adeptos.


Luinara Menezes




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário