domingo, 14 de agosto de 2016

Gaia

.

Segundo o Behind The Name, Gaia é uma forma paralela de Ge, que significa “terra” (raiz da palavra geologia, geografia, etc.). Na mitologia grega, Gaia era a deusa-mãe que presidiu a Terra, companheira de Urano (o céu) e mãe dos titãs. Podemos considerar variantes Gaea (mitologia), Gaja, Kaja (esloveno e polonês), e também, as alterações Gaiana (latim) e Gaiane (grego antigo), embora sobre esses últimos as fontes sejam menos abundantes.

Algumas fontes apontam Gaia como uma forma feminina de Caio, nome de origem etrusca desconhecida. Talvez na Itália ele seja tão popular por causa disso, e não por causa da deusa grega. Os romanos antigos usavam esse nome na recitação do casal, “Ubi tu Gaius, ego Gaia” (Onde você estiver, Caio, lá estarei, Gaia). Na Itália, também coincide com o termo “Gaia”, usado para designar alguém alegre, feliz, vívido (e também para designar uma pessoa homossexual, um sinônimo de “gay”).

Gaia é a personificação do planeta Terra, representada como uma mulher gigante e poderosa. Em homenagem à deusa, a Teoria de Gaia foi criada pelo cientista britânico James E. Lovelock. Ele descreveu a Terra como um organismo vivo, com atmosfera química e capacidade de manter e alterar suas condições ambientais, capacidade essa que outros planetas do sistema solar não possuem.

Assim sendo, Gaia é hoje um termo usado para se referir ao planeta Terra em vários contextos. Inclusive, foi o nome usado pela atriz Emma Thompson para nomear a sua filha, Gaia. No desenho animado “Capitão Planeta”, foi Gaia, o espirito da Terra que recrutou e deu poderes aos guardiões.

O nome em si é pouco disseminado no Brasil, tendo apenas 9 registros constando na lista da Arpen/SP de 2015, mais um de Gaya. Mas enquanto aqui é raríssimo e incomum, na Itália ele foi o 10º colocado no ano de 2013, e se manteve no top 15 nos últimos 10 anos.

Como nome próprio, acredito que seja uma ótima alternativa no Brasil, não só por ter conexões mitológicas interessantes, ou um belo significado, ou por ser incomum, mas por toda a simbologia que esse nome carrega em várias crenças. 

Referências:

Gaia Afrania, antiga mulher romana;
Gaia Bermani Amaral, apresentadora de TV e atriz brasileira;
Gaia Bolognesi, atriz, locutora e apresentadora italiana;
Gaia da Camino, poeta e nobre italiano;
Gaia de Beaumont, escritora italiana;
Gaia De Laurentiis, atriz italiana;
Gaia Germani, atriz italiana;
Gaia Gorini, jogadora de basquete italiana;
Gaia Ranieri, cantora e apresentadora de televisão italiana;
Gaia Rayneri, escritora italiana;
Gaia Servadio, escritora italiana;
Gaia Straccamore, bailarina italiana;
Gaia Tortora, jornalista italiana;
Gaia Bawden é um personagem do novo romance de JK Rowling, “Morte Súbita”.






.

Um comentário:

  1. Lindoooooo simplesmente Lindoooooo!🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀☀

    ResponderExcluir