segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Inspiração: Rainhas da França - Parte I

A Rainha francesa Maria Antonieta, interpretada por Kirsten Dunst. 



A França nunca teve uma Rainha que tenha governado sozinha, ela mesma, até por que a ascensão de mulheres ao trono era proibida, portanto, todas as Rainhas são consortes, ou seja, governaram ao lado dos esposos. Ainda assim, rainhas. Evidentemente que não eram mulheres de pouco poder, já que acabavam influenciando de algum modo nos atos dos maridos e principalmente, na educação dos filhos herdeiros.

Essa lista pretende abarcar todas as Rainhas Francesas, desde a criação da França propriamente dita, como um Estado. As nossas fontes principais estão na Internet por isso, pode estar sobrando ou faltando alguma, dependendo da confiabilidade dos dados encontrados.

O título das Rainhas mudou ao longo do tempo. Inicialmente era Rainha dos Francos (até 1180), depois mudou para Rainha da França (até 1791), depois disso foi Rainha dos Franceses (até 1848) quando por fim, se tornou Imperatriz dos franceses.

Separamos a lista por dinastia, e cada nome tem suas informações ao lado, ou então, o link para informações em outras páginas – do Blog ou externas.

Dinastia dos Merovíngios

A dinastia dos merovíngios é uma completa desgraça em termos de nomes próprios. Os nomes no início da Idade Média foram terrivelmente impronunciáveis. Vamos lista-los mesmo assim, mas sem nenhuma intenção que venham a ser usados novamente:

Basine de Thuringe (465-481) ; Clotilde de Burgondie (493-511) ; Ultrogothe (541-558) ; Ingonde (532-546) ; Chunsine (546-561) ; Gondioque ou Guntheuc  (524 – 532) ; Arégonde (535-561) ; Radegonde de Poitiers (539-561) ; Vultrade de Lomnardie (555) ; Ingeberge (561-565) ; Méroflède (565-567) ; Théodechilde (565-567) ; Audovère (567-580) ; Galswinthe (564 – 568) ; Frédégonde (568 – 584) ; Haldetrude (598 – 602) ; Bertrude (602 – 618) ; Sichilde (618-629) ; Gomatrude (629) ; Nantilde (633- 639) ; Wulfégonde (633-639) ; Berchilde (sem dados) ; Chimnechilde (sem dados); Bathilde (649 – 657) ; Bilichilde (673 – 675) ; Clotilde ou Doda (678 – 691)

Usados hoje em dia temos Clotilde, nessa forma mesmo, que significa “batalha famosa”. Bathilde deu origem à Matilde e mais tarde, à Mafalda.

Embora não possamos saber com certeza o significado da maioria deles, sabemos que o elemento “hild”, presente em uma grande quantidade deles, significa “batalha”, logo, boa parte está relacionada com essa palavra. Um exemplo que temos hoje em dia é Matilde, Bathilda, etc.

Já o elemento “trude” também está em alguns nomes das Rainhas dos Francos, assim sendo, cabe dizer que ele vem do elemento germânico “thrud”, que significa “força”.

Outro elemento que podemos identificar com facilidade é “gund”, em Wulfégonde e Frédegonde. Sendo que “gund” é um elemento germânico que significa guerra, esses dois nomes fica fácil de decifrar: Wulfégonde significa “guerra dos lobos” (Wulf=lobo + Gund=guerra), e Frédegonde significa “paz na guerra” ou “guerra de paz” (sim, é estranho), já que Frid=paz e Gund=guerra.

Sabemos que uma boa quantidade de nomes com origens ancestrais germânicas carregam alguns desses elementos, mas precisaria um linguista e não uma simples amadora para decifrá-los rapidamente.


Dinastia dos Carolíngios


Berthe de Laon (751 – 768) – Berta de Laon, traduzido para o português. Esse nome é derivado da palavra germânica Beraht, que significa “brilhante, popular, distinta”, ou então, pode significar “a iluminada”. 

Hilmiltrude (768-769) – Em termos germânicos, “helm.” significa “proteção”, enquanto “thrud” significa “força”, assim, possivelmente temos “proteção pela força” ou “a força da proteção”.

Désirée de Lombardie (769-771) – Ela é chamada de Désirée pelos historiadores pois seu nome permanece desconhecido até hoje. Désirée significa “desejada” em francês. Já foi trabalhado aqui.  

Hildegarde de Vintzgau (771 – 783) – A terceira esposa de Charles I, que morre colocando seu último filho no mundo. Deriva dos elementos germânicos “hild” "batalha" and “gard”, que signfica “recinto”. Por interpretação, significa “local de batalha”.

Fastrade de Franconie (783-794) – A quarta esposa de Charles I, que tem o mesmo destino da terceira. Não fazemos ideia do que esse nome possa significar.

Luitgarde d'Alémanie (794-800) – A quinta esposa de Charles I, sobre a qual há pouquíssima informação. O nome deriva de Leutgard, que deriva dos elementos “leud” (pessoas, povo), e “gard” (recinto, lugar), então, podemos dizer que se trata de “lugar do povo” ou “recinto do povo”.

Ermengarde de Hesbaye (814-818) – Com o título de Rainha dos Francos e Imperatriz do Ocidente, foi a primeira esposa de Louis I. Este nome é derivado dos elementos germânicos “Ermen” que significa "todo universal", e gard significado "recinto". Ou seja, “lugar universal”.

Judith de Bavière (819 – 840) – Foi a segunda esposa de Louis I. A maioria dos sites fala que Judith significa “judia” ou “mulher da Judeia”, mas como a mulher chamada Judith da Bíblia viveu antes da Judéia existir, é possível que venha do hebraico Yehudith, que significa “louvar, exaltar ao Senhor”.

Ermentrude d'Orléans (842 – 869) – Foi filha do Conde de Orleans, e esposa de Charles II le Chauve (Carlos, o Calvo). Este nome é derivado dos elementos germânicos “ermen” (todo, universo) e “thrud” (força), significando “força universal”.

Richilde de Provence (870-877) – Ela foi a segunda esposa de Charles II (Charles, le Chauve) e dá ao Rei uma sexta filha menina, Rothilde, e o quarto filho Roger de Maine, que morreu na infância, além de gêmeos, Drogo e Pippin. O significado do nome, embora eu não tenha encontrado em nenhum lugar, deve ser algo relacionado aos elementos germânicos Rich (poder, lei) e hild (batalha). Assim, poderia significar algo como “batalha pelo poder” ou “poderosa em batalha”.

Ansgarde d'Hiémois (877) – Repudiada em 877. Primeira esposa de Louis II. Por suposição, imagino que seja uma variante de Ansgar, derivado dos elementos germânicos “ans”, que significa “deus”, e “ger”, que significa “lança”. Por interpretação, seria “lança divina”.

Adélaïde de Frioul (877-879) – Mãe de Charles III de França, secunda esposa de Louis II. Adelaide a forma francesa do nome germânico Adalheidis, composto pelos elementos Adal (nobres) e heid (tipo, espécie).

Richarde de Souabe - Sainte Richarde d'Andlau (Ricarda da Suábia) (884 – 887) – mulher cristã muito envolvida na política, esposa de Charles le Gros (Carlos, o Gordo). Este é uma forma de Richarda, forma feminina de Richard, significa "valente poder", derivado dos elementos germânicos ric "poder, regra" e hard "bravo, hardy".

Théodérade (Teodorada de Troyes) (888 – 898) - Conhecida por uma única carta de 891 ou 892. Esposa de Eudes da França. Possivelmente esse nome seria uma forma dos franceses escreverem o feminino de Theodoard, composto pelos elementos germânicos “Theud” (povo) e “wart” (observador). Poderia ser então, “observador do povo” ou “aquela que observa o povo”.

Frédérune (907 – 917) – Esposa do Rei Charles III (Carlos, o Simples). A princípio, parece que o primeiro elemento do nome seja “frid” (paz), mas não conseguimos identificar o segundo.

Edwige de Wessex (Edgiva de Wessex) (918 – 922) – segunda Esposa do Rei Charles III (Carlos, o Simples). Foi a mãe do herdeiro, Louis IV. Essa é uma forma francesa de um nome germânico, a partir de Hadewig, derivado dos elementos germânicos “Hadu”, que quer dizer "batalha, combate" e “wig”, que significa "guerra". Pode significar “combatente em guerra” ou algo parecido.

Béatrice de Vermandois (Beatriz de Vermandois) (922 – 923) – esposa de Robert I; Esse nome é a forma francesa de Beatriz, que vem do latim “viatrix” e quer dizer “viajante”.
Emma de France (923 – 934) – esposa do Rei Raoul; O nome Emma é uma forma contraída de todos os nomes germânicos que começam com “ermen” (universal, todo).

Gerberge de Saxe (Gerberga da Saxônia) (939 – 954) – esposa de Louis IV. Era filha de Henry I, rei da Alemanha, e da rainha que mais tarde seria santa Mathilde, e ainda, irmã do Imperador Otto I, imperador do Sacro Império Romano. Ela foi enterrada no coro da Abadia de Saint-Remi. O nome Gerberge é difícil de determinar, mas pode ser uma forma de Gerben, um nome germânico que deriva da combinação dos elementos “ger” (lança) e “bern” (urso).

Emma d'Italie (965 – 986) – Esposa do Rei Lothaire. Ela era filha de Lotário de Arles e de Adelaide da Borgonha, seu pai morreu em 950 e sua mãe casou-se novamente com o Rei da Alemanha e imperador do Sacro Império Romano Otto I. Veja Emma de France para ver o significado.


Aqui temos Emma que é um nome interessante nos dias atuais, além de Beatrice e Adelaide. São nomes usáveis hoje, e com ares senhoriais. Há também Désirée mas como dito, esse nome é usado pelos historiadores pois nunca descobriram o verdadeiro. 



(...) Continua na Parte II





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário