segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Isabel Fillardis: os nomes escolhidos foram Analuz, Jamal Anuar e Kalel

.

O nome dos filhos da atriz Isabel Fillardis é um conjunto inteiro de “Uau!”. Diferentes, exóticos, charmosos e estilosos, o trio ganhou nomes nada convencionais: Analuz (14 anos), Jamal Anuar (12 anos) e Kalel (2 anos).

Analuz, muito obviamente, é daqueles nomes hippies compostos com o clássico (Ana) somado ao literal (Luz), só que tudo junto. Imagino que a intenção era dar ênfase a palavra “luz”, a iluminação, enfim, os vários significados que a luminosidade pode simbolicamente representar. Apenas 3 registros de Analuz constam na lista da Arpen/SP de 2015, e nenhum na anterior.

Jamal significa "beleza" em árabe. Jamal al-Din al-Afghani foi um ativista político que promoveu pan-islamismo no século 19. Não é um nome comum no Ocidente, embora seja familiar por conta de personalidades famosas, livros e filmes, especialmente, “Quem Quer Ser um Milionário?”, um filme britânico que conta a história de Jamal Malik Othman, um jovem das favelas de Juhu, Mumbai, que aparece na versão indiana do programa “Quem Quer Ser um Milionário?”, excedendo as expectativas das pessoas, criando suspeitas por parte do apresentador e da polícia. Quanto à popularidade, foram 13 registros de Jamal em 2015 (Arpen/SP), contra 11 no ano anterior. Ou seja, no Brasil é um nome raríssimo.

Na sua última gravidez, Isabel passou por uma gestação de risco. Assim, escolheu o nome que Kalel porque significa 'a essência de Deus', segundo declarações dela própria na Internet. Só que, na verdade, segundo o Behind The Name, Kal-el é o nome de nascimento kryptoniano de Clark Kent, também conhecido como Superman. Ele é o filho de Jor-el e Lara Lor-Van. Em um dos episódios de Smallville, foi dito que Kal-el significava “criança estrela” em kryptoniano (Kal = criança + el = estrela). O ator americano Nicolas Kage deu esse nome a seu filho nascido em 2005. Não encontrei nenhuma fonte confiável que diga que Kalel signifique “A essência de Deus”. Kalel teve 38 registros na lista da Arpen/SP de 2015, e no ano de 2014 tinha somado 41 registros.


Muita gente pode achar o trio meio exagerado, mas eu até achei criativo, diferenciado, sem ser completamente bizarro. Isabel é criativa na escolha do nome dos filhos. 



.

4 comentários: