quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Josep

.

Josep é a variante catalã do tão clássico José. Sua origem vem do hebraico e significa "aquele que multiplica" ou "Deus acrescenta". Diferentemente da carga que José carrega, de um nome clássico, religioso e para alguns até com um ar sóbrio, é o nome Josep. A variante catalã tem um toque, para nós de língua portuguesa e que não temos contato com o nome no dia a dia, moderno, mais alegre e despojado. Josep não deixa de ter uma carga religiosa, só que bem menos que José, já que o primeiro não é um nome comum em nosso idioma.

Também diferente do nome JoséJosep não é um nome com muito potencial para ir tão bem com todos os nomes quanto a versão portuguesa que é um clássico e sempre vai bem com outros nomes. Para quem gosta de nomes para usar sozinho, sem nenhum acompanhamento, Josep é ótimo. Ele por si só já consegue carregar o nome bem. 

Muita gente se afasta de José pelo diminutivo , que para muitos é muito antiquado e muitos não gostam da sonoridade deste. Já Josep tem um diminutivo que é infinitamente mais simpático, além de ter uma ótima sonoridade e funcionar bem em todas as idades, este diminutivo é Pepe.

Para quem gosta de nomes mais raros Josep é uma ótima escolha, é um nome raríssimo, mas com uma ótima receptividade para muitos. Para alguns este é um nome familiar, principalmente para quem acompanha futebol. Josep Guardiola é o grande responsável por isso. Pepe Guardiola, como é mais conhecido, foi o comandante dos grandes triunfos do time do Barcelona e Bayern de Munique, sendo assim, é um ótimo nome também para aqueles que gostam de dar aos filhos nomes de grandes jogadores e figuras do esporte.

Josep tem imensas qualidades, várias delas são essenciais para algumas pessoas escolherem os nomes aos seus filhos.


Luinara  Menezes
**Publicado primeiro no Blog dos Nomes. (acesse aqui).



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário