. |
Tinos é uma ilha grega, no mar Egeu. Faz parte do arquipélago das Cíclades. Este vem grego do Τήνος, Tínos e a origem do nome Tinos é um item de discussão entre os moradores locais e os estudiosos ao longo dos séculos. Os estudiosos tem a explicação baseada principalmente na lógica e não ficção. Há o lado romântico e o lado histórico. A explicação dominante defende a idéia de que Tinos deriva da palavra fenícia "Tunnoth", que significa serpente, já que a ilha é abundante com as serpentes específicos. Ao longo dos anos Tunnoth tornou-se Tinos.
Nos seus arredores da ilha fica um templo dedicado a Poseidon, situado numa cova, onde se celebravam festivais que quase todos os habitantes da ilha assistiam.
Quando Xerxes invadiu a Grécia os habitantes de Tinos, e de outras ilhas, tiveram que aceitar o domínio persa e servir o seu exército. Uma trirreme da ilha desertou na Batalha de Salamina (480 a.C.) e, assim o nome de Tinos foi inscrito em Delfos, uma moderna cidade grega muito conhecida por seu sítio arqueológico, entre os estados gregos que derrotaram os persas. Também teve o nome inscrito na estátua de Zeus em Olímpia com todos os outros estados que combateram em Plateia.
Tinos pode soar para muitos mais como apelido de nomes como Martino e Valentino, do que nome, porém esta categoria de "nomes apelidos" vem ganhando a cada ano mais e mais adeptos. Vendo por este ângulo podemos inseri-lo no lote de nomes que Théo e Caíque.
A história, a ligação do nome com uma ilha paradisíaca e este ar dos "nomes modernos" que cada vez são menores e inspirados em apelidos de nomes clássicos.
Luinara Menezes
** Publicado primeiro no Blog dos Nomes
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário