domingo, 7 de agosto de 2016

Udine

.

Udine é uma província que fica na comuna italiana na região de Veneza.  Udine é a capital histórica do Friul. A área foi habitada desde a idade neolítica, provavelmente estabelecida por Celtas. Depois da queda do império romano ocidental, a área cresceu em importância.

Udine se trata de um nome geográfico, e por isto, tem um toque especial que só nomes de cidades têm, se tratando de uma cidade italiana, o faz ainda mais especial, mais charmoso e com um atrativo próprio dos nomes italianos. Udine não tem um significado claro, possivelmente vem de uma expressão do Indo-Europeu  oududder para a palavra "monte".

Nomes começados com U são difíceis de entrar no gosto das pessoas, pois nem todos gostam desta inicial, ao mesmo tempo esta inicial da ao nome um ar exótico e se tratando de uma inicial pouco comum em nomes, para quem se importa com popularidade, isso só coloca um brilho ainda maior a este nome.

Ainda que Udine tenha a letra U como inicial, a terminação -ine o deixa mais suave, passando até uma sonoridade meiga e doce que poucos (ou nenhum) nome com a letra U tem. Udine lembra o nome Nadine, que também não é muito comum mas é mais conhecido que o primeiro.  Voltando ao início do texto, se tratando de um nome de uma cidade italiana, seria super interessante encontrar irmãs Udine Siena, Udine e Veneza ou Udine Florença/Florência.



Penso que, mesmo que cause alguma estranheza, Udine tem potencial para alcançar e ganhar o coração de alguns, não de todos. Se tratando de um nome tão único, poucos enxergarão a beleza de deste nome.


Luinara Menezes
** Publicado primeiro no Blog dos Nomes (acesse aqui).




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário