domingo, 4 de setembro de 2016

A extensa família de Gilberto Gil: Nomes

Gilberto Gil e sua família. 

Uma tarefa bem complicada é encontrar uma fotografia de Gilberto Gil com todos os seus filhos. São vários e com três esposas diferentes. Com Belina, sua primeira esposa, Gil teve as filhas Nara e Marília.

Nara: seu nome completo é Nara de Aguiar Gil Moreira (Salvador, 1966) é uma atriz e cantora brasileira. É a filha mais velha de Gilberto Gil e sua primeira esposa, a bancária e professora universitária Belina de Aguiar. Nara é um nome que possui vários significados possíveis, como por exemplo, “país, nação”, em coreano. Em São Paulo (Arpen/SP), no ano de 2015, foram 20 registros de Nara e mais 2 de Narah.

Marília: Marília aparece pouco na mídia. Pelas informações coletadas no Google, ela tem três filhos, netos de Gilberto Gil, chamados Pedro Gil, Gabriel Gil, Lucas Gil. Marília já foi abordado aqui. Marília é, possivelmente, uma variante poética de Maria. Foi introduzido pelo poeta luso-brasileiro Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810), que inventou o nome para seu poema lírico “Marília de Dirceu”, que ele próprio escreveu sob o pseudônimo de Dirceu.

Depois, Gil se casou com Nana Caymmi, mas foram apenas dois anos de casamento, sem filhos.

Já Sandra, sua terceira esposa, teve Pedro Gil – seu filho que morreu aos 19 anos num acidente de carro na década de 90 – além de Preta Gil, conhecida cantora brasileira, e Maria Gil.

Pedro: Já foi abordado no blog aqui. Pedro é a forma espanhola e portuguesa do nome Petros, e significa “pedra” em grego. É uma tradução usada na maioria das versões do Novo Testamento para o nome Cefas, que significa “pedra” em aramaico, que foi dado ao apóstolo Simão por Jesus (Mateus 16:18 e João 01:42). Pedro foi o mais proeminente dos apóstolos durante o ministério de Jesus e é muitas vezes considerado o primeiro Papa.


Preta: Seu nome completo é Preta Maria Gadelha Gil Moreira de Godoy. Tem um filho chamado Francisco e uma neta chamada Sol de Maria. Tem como segundo nome Maria, segundo contou a própria cantora, por conta de uma condição imposta pelo tabelião do cartório para registrá-la como Preta: "Eu nasci no Rio de Janeiro, sou carioca, no dia 08 de agosto de 1974. Foi o máximo, essa história todo mundo conta na família, porque o meu pai foi ao cartório, me registrar, com a minha avó materna, a vó Wangri, minha avó branca, que é mãe da minha mãe. Chegando lá o tabelião falou: “Você não vai poder registrar o nome de sua filha de Preta”. Imagina! Vocês conhecem meu pai, sabem que ele gosta de falar e já começou a fazer discurso. "Mas por que? Existem Biancas, Brancas, Claras, Rosas e não pode ter Preta?" E o tabelião disse: "Tudo bem, você vai botar Preta, mas só se botar um nome católico junto." Então eu me chamo Preta Maria por conta do tabelião”Obviamente, a única Preta de nome e registro que encontramos é ela, e em São Paulo, encontramos 2 registros de Preta no ano de 2015, segundo dados da Arpen/SP.

Maria: Maria é a forma latina do nome da mãe de Jesus no Novo Testamento, que no grego era Μαριαμ (Mariam), que possivelmente origina-se no hebraico מִרְיָם (Miryam) e passou para o latim como Maria; Miryam era o nome da irmã de Moisés no Velho Testamento. O significado é incerto, mas há várias teorias, como “mar de amargura”, “rebeldia”, “desejava para a criança”. No entanto, mais provável que seja um nome egípcio, talvez derivado da palavra mry, que significa “amado” ou “amor”. Outras teorias dizem que Maria significa “Senhora, soberana”.

Sua quarta e atual esposa, Flora, é mãe de seus três filhos mais novos: Bem Gil, Isabela, conhecida como Bela Gil – famosa pelo seu programa de receitas naturebas e pelos memes na Internet - e José Gil, o mais novo.

Bem: Seu nome completo é Bem Giordano Gil Moreira. Foi casado com a cantora Bárbara Ohana, sobrinha da atriz Cláudia Ohana, com quem teve seu primeiro filho, Bento Ohana Gil. Atualmente está casado com a cantora Ana Cláudia Lomelino, mãe do filho caçula de Bem, Dom Lomelino Gil. Temos um “Bem” que é pai de um “Dom”, parece que Luana Piovani andou copiando essa família. Evidentemente, “Bem” é um nome literal. Não há registros de Bem nessa grafia em São Paulo no ano de 2015.

Isabela ou Bela: Seu nome completo é Isabela Giordano Gil Moreira, mas é conhecida simplesmente como Bela Gil. Ela tem uma filha chamada Flor e espera o segundo filho, chamado Nino. Isabela é uma das formas de Elizabeth, que origina-se em λισαβετ (Elisabet), a forma grega do nome hebraico אֱלִישֶׁבַע ('Elisheva') que significa "meu Deus é um juramento" ou talvez "meu Deus é abundância".  Isabela é um dos nomes mais populares do momento, estando há vários anos no top 10 do ranking feminino organizado pelo BabyCenter Brasil. Em São Paulo, em 2015 (Arpen/SP) foram 2.410 registros de Isabela (nessa grafia, salienta-se, já que existem várias outras). Como a nutricionista e apresentadora prefere ser chamada de Bela, salientamos que esse nome teve apenas 14 registros na mesma lista.

José: Esse é o nome do filho mais novo de Gilberto Gil. A origem de José vem do hebraico e significa "aquele que multiplica" ou "Deus acrescenta". José é um clássico, muito usado em compostos, e dificilmente visto sozinho. Em São Paulo, segundo a lista da Arpen/SP, foram 2801 registros de José em 2015, a maioria destes com certeza complementado com um segundo nome.

Esses foram os nomes dos filhos de Gilberto Gil, sendo que encontramos vários clássicos, e dois bastante originais, que são Preta e Bem, não usuais como nomes próprios.



.


Nenhum comentário:

Postar um comentário