quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Alden

.


Alden é um nome usado nos Estados Unidos, de popularidade curiosa. Ele aparece constantemente em todos os rankings desde 1880, sempre oscilando nas últimas 300 posições do Top 1000, exceto em alguns anos da década de 70 e 80 que ele some. Em 2014, por exemplo, ele encontra-se no 715º lugar no Ranking norte-americano.

Sua melhor colocação foi em 1911, quando esteve na 426ª posição do Ranking americano. De qualquer modo, não há notícias do seu uso em outros países de língua inglesa, bem como no resto do mundo. Segundo o Behind The Name, Alden vem de um sobrenome derivado do inglês antigo Ealdwine.

Ealdwine, por sua vez, origina-se dos elementos do inglês antigo “eald”, que significa “velho” e “wine”, que significa “amigo”, compondo então o significado “velho amigo”. Esse nome passou a ser usado após a conquista normanda na Inglaterra, e é encontrado também nas variantes Alvin, Aldous, Elvin (inglês) e Aldus (inglês medieval).

Como referências podemos citar o jogador de futebol Alden Darby (nascido em 1992) e o medalhista olímpico na categoria remo, Alden Sanborn. Também era o nome do meio de Neil Alden Armstrong, o primeiro homem a pisar na lua.

Geograficamente falando, temos quatro localidades nos Estados Unidos chamadas “Alden”, localizadas em Iowa, Kansas, Minnesota e Nova York.

Nas listas disponíveis no Brasil, não encontrei nenhum Alden, mas curiosamente, encontrei na lista de São Paulo de 2015 (Arpen/SP) um Aldenir e um Aldenilson. Teria sido melhor terem abreviado para Alden (pelo menos seria um nome legítimo).

O uso em português do nome Alden pode ser aconselhado sem problemas, uma vez que tem uma grafia e pronúncia perfeitamente adequada as línguas lusófonas. Não é um nome que eu chamaria de especial, maravilhoso ou encantador, mas é digno e sem maiores problemas.



.


Nenhum comentário:

Postar um comentário