domingo, 25 de setembro de 2016

Alf

.

Eu confesso que Alf não me parece ser um nome muito interessante para um menino brasileiro, seja por ser tão curto ou por ter apenas uma vogal, me parece extremamente antipático. Embora todos já estejam acostumados com o nome, das séries e filmes americanos que bombardeiam a nossa mídia nacional, eu contudo, evitaria.

Porém, outras pessoas podem gostar do nome Alf, então vamos falar sobre ele. A primeira coisa que pensamos é que seja um diminutivo de Alfred ou de Adolf, ou qualquer outro nome que tenha essa combinação de letras, mas, segundo o Behind The Name, Alf é derivado do nórdico antigo “Alfr” que significa “duende”. É um significado pra lá de fofinho, não?

Na lenda nórdica, esse era o nome de um rei, que pretendia casar-se com uma moça solteira, relutante em aceitar seu pedido, chamada Alfhild. Ela evitou casar-se com ele, disfarçando-se como um guerreiro, mas quando eles lutavam ela ficou tão impressionada com sua força que acabou mudando de ideia (historinha chata, a mocinha que se apaixona pelo forte e musculoso rei, mas...).

Variantes a serem consideradas são o próprio nome Alfr, da mitologia nórdica, e a grafia Alv, do norueguês. Além disso, não está incorreto dizer que Alf é um diminutivo de Adolf ou Alfred, já que o Behind The Name também considera essas possibilidades.

Acredito que nos países de língua inglesa, Alf é hoje considerado um nome de avô. Isso por que nos Estados Unidos, a última vez que ele aparece é no ranking de 1912, na 970ª posição, e na Noruega, é um nome de homens de meia idade, uma vez que aparece pela última vez no ranking de 1972 no 80º lugar.

Não há nenhum registro de Alf nas listas brasileiras disponíveis.

Alf, um personagem célebre, acrônimo de Alien Life Form, é o nome de uma série de televisão americana sobre um extraterrestre que é acolhido por uma família terráquea.


Como referência podemos citar o jogador de hóquei canadense, Alf Smith, e também o músico brasileiro Alf (nome artístico de Luiz Eduardo Sá) que já integrou a banda “Raimundos”. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário