domingo, 16 de outubro de 2016

Aldreda



Aldreda é um nome inglês medieval, que se constitui em uma variante de Etheldred. Deriva dos elementos do inglês antigo Aedel (nobre) e þryð (força), por interpretação, significando “nobre e forte”.

Outras línguas: Æðelþryð, Æthelthryth (Anglo-saxão), Audie, Audra, Audrea, Audrey, Dreda (inglês).

É um nome incomum e que soa bastante peculiar. Parece uma combinação de alguma coisa com Alfreda, ou a simples troca do F pelo D. Poderia ser um bom nome para a pessoa certa, mas está sumido de todos os rankings de todos os países disponíveis. Incluindo o Brasil, onde não há a mais remota indicação de registros de Aldreda.


Audrey, sua variante inglesa moderna, aparece bem posicionado nos rankings dos Estados Unidos, Canadá e Austrália, e também consta ou já constou nos rankings da Inglaterra, Bélgica, França e Suíça. Tampouco encontrei referências de pessoas chamadas Aldreda, exceto por uma tal de Aldreda de Bamburgo (uma grande vila de Nortúmbria), que faria parte das crônicas saxônicas;

É um nome interessante para quem procura algo forte, incomum, diferenciado e absolutamente exclusivo. A terminação pode ser familiar no Brasil pela ocorrência pouco frequente, mas presente, de Yeda e Leda. Em São Paulo (Arpen/SP, 2015), encontrei registros destes e mais outros nomes com essa terminação, como Nayeda, Drieda, Aeda e Eda.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário