segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Bellona

.

Bellona ou Belona é um nome derivado do latim “bellare” que significa “para lutar”. Este era o nome da deusa romana da Guerra, companheira de Marte. Geralmente nomes com a terminação –ona são pouco apreciados, mas essa é só uma questão de acostumar-se.

Belona é uma das poucas deusas que são puramente romanas, ou seja, não houve sincretismo com a cultura e religião grega. Portanto, Belona não é um alter ego romano de Athena, que seria a deusa da guerra grega. Como ela tem origem etrusca, ela é anterior ao sincretismo com a cultura helênica. Belona simbolizava a fúria da guerra, ou seja, a carnificina. O termo bélico, para designar a guerra, surgiu a partir do seu nome.

É complicado encontrar referências desse nome em pessoas reais, mas geograficamente, podemos citar a cidade de Bellona, na província de Caserta, um atol nas ilhas Salomão, e é também o nome de um asteroide descoberto em 1854. O autor Samuel R. Delany também usou esse nome para sua cidade imaginaria descrita no romance “Dhalgren”.


No IBGE (Nomes no Brasil), não há ocorrência de Belona ou Bellona, e isso significa que esse nome teve menos de 20 registros em todo o Brasil em 70 anos, ou que não teve nenhum. Nas listas recentes da Arpen/SP também não há registros de nenhuma variante do nome. 


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário