sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Benaiah

.05 (2):
.
Benaiah é um nome masculino bíblico, que tem origem no hebraico do nome בְּנָיָהוּ (Benayahu) que significa “Deus construiu” ou “Javé construiu” (Deus e Javé, nesse contexto, são sinônimos). É o nome de numerosos personagens do Antigo Testamento. Há teorias que dizem que significa “Javé entrega” ou ainda “o filho do senhor edifica”, mas não há comprovações.

Etimologicamente, a primeira parte do nome Benaiah vem do verbo בנה (bana), que significa “construir”, e a segunda parte é ה (Yah), derivado do tetragrama que representa o nome de Deus, e geralmente é lido como Yaveh ou então Javé. Porém, a palavra hebraica “ben”, também pode estar na etimologia desse nome, e ela significa “filho” (como em Benjamim). Em português, o nome escreve-se sem “h”, Benaia, mas por algum motivo, fica menos charmoso.

O mais importante personagem bíblico com esse nome é Benaiah, filho de Joiada. Conforme a passagem bíblica a seguir:

Também Benaia, filho de Joiada, filho de um homem valoroso de Cabzeel, grande em obras, este feriu dois fortes leões de Moabe; e desceu ele, e feriu um leão no meio duma cova, no tempo da neve. V21 - Também este feriu um egípcio, homem de respeito; e na mão do egípcio havia uma lança, porém ele desceu a ele com um cajado, e arrancou a lança da mão do egípcio, e com ela o matou (II SAMUEL 23:20 e 21 V20).

Esse não é o único, e Benaiah é o nome de mais uma porção de personagens da Bíblica, sendo um nome bem usual dentro da Bíblia Hebraica. É um nome totalmente masculino, mas fuçando no Google achei uma tatuadora de Belo Horizonte chamada Benaia, uma mulher, acredito eu que pena terminação um pouco feminina do nome.

Quanto ao uso do nome no Brasil, não há menção de Benaiah com H no Nomes no Brasil (IBGE), mas sem H, Benaia, é o nome de 407 pessoas, a maioria nascida no Amazonas, na década de 90. Porém, desses 407 representantes do nome, só 92 são homens, o restante é formado por mulheres. Pode-se dizer então que no Brasil, esse nome passou a ser utilizado no feminino. 



.

4 comentários:

  1. Esse nome passou a ser feminino no Brasil, pela ignorância do povo em saber que esse nome é masculino, mais enfim o que vale é o significado real do nome!

    ResponderExcluir
  2. Haha sem querer achei essa matéria! Benaia tatuadora de BH Hi!

    ResponderExcluir
  3. Sinto compaixão pelos homens que chamam Benáiah na nossa cultura nome terminados com A no Ah mesmo assim a sonoridade ficará do A são nomes considerados femininos! E pra dona do blog não gostei da referência a mim como se eu cometesse uma heresia meu sobrenome inclusive é Alexandria pra vc ver A minha origem e o meu nome a mim pertencem! Filha de Deus presente ! Eu vejo que esse blog está morto porém quero deixar o meu registro !

    ResponderExcluir