quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Constance



Constance é um nome feminino usado em inglês e francês, sendo uma forma medieval de Constantia. Os normandos introduziram esse nome na Inglaterra, sendo o nome da filha de William, o Conquistador. Quanto à origem, Constance é uma das formas femininas do nome latino Constantius, que deriva de Constans, que por sua vez, é um nome latino tardio que significa literalmente, “constante” ou “permanente”. O correlato Constância é um nome literal em português, e Constance tem um charme a mais.

No contexto do cristianismo, o nome Constance (e todas as suas versões masculinas e femininas) foram interpretadas como “firme na fé”. Espalhou-se rapidamente durante a Idade Média na forma Constance graças à Santa Constança, filha do imperador Constantino. Depois da reforma protestante foi entrelaçado com o nome puritano Constancy, diretamente relacionado com a virtude da consistência. Constantia e Constance voltaram à tona, respectivamente, nos séculos XVIII e XIX.

Diminutivo: Connie (English)

OTHER LANGUAGES: Constanze, Konstanze (alemão), Constantia (latim), Konstancja (Polonês), Constança, Constância (Português), Constanța (Romeno), Constanza (espanhol)

Quanto à sua popularidade pelo mundo, nos Estados Unidos apareceu pela última vez dentro do top 1000 em 1999, exatamente na milésima posição, mas o auge dele foi na década de 50, quando ele estava dentro do top 100. Já na França é um nome mais popular, sendo que em 2010 esteve no 120º lugar e encontra-se bem posicionado desde 2000. Na Inglaterra, ele esteve no 282º lugar em 2014, e no Canadá apareceu pela última vez em 1949, na 94ª posição.

Já no Brasil, Constance é um nome totalmente incomum. Segundo o IBGE (Nomes no Brasil), há 92 pessoas chamadas Constance no Brasil, sendo que a maioria delas está no Rio de Janeiro, abrangendo o período de 1930-2000. E o nome continua raro: apenas uma Constance foi registrada na lista da Arpen/SP de 2015.

Além disso, Constance tem alguns charmes a mais: Lady Constance é um personagem shakespeariano, encontrado em “King John” e além disso, Constance era o nome da esposa de Oscar Wilde. Trata-se realmente de um nome forte e inesquecível.

Referências:

Constance Bennett, atriz norte-americana
Constance Collier, atriz britânica;
Constance Lewes, aristocrata britânica e socialite;
Constance Cummings, atriz norte-americana;
Constance de Theis, poeta francesa;
Constance Dowling, atriz norte-americana;
Constance Ford, atriz e modelo;
Constance Céu, escritora britânica;
Constance Jablonski, modelo francesa;
Constance Lloyd, escritora e jornalista britânica;
Constance Markiewicz, política irlandesa;
Constance Talmadge, atriz norte-americana;
Constance Tipper, engenheira britânica;
Constance Towers, atriz norte-americana;





.