terça-feira, 4 de outubro de 2016

Yuuna




.
Yuuna é um nome que tem tudo para ser apreciado pelo público brasileiro. Primeiramente, creio eu, por que começa com Y: os brasileiros tem mania de colocar Y até onde não existe, então possivelmente vão amar esse nome, tem letra repetida inclusive, que são dois “U”, na grafia interpretativa dos kanji japoneses para ao alfabeto ocidental. Embora eu prefira mil vezes a grafia simplificada Yuna, para o uso em português.

Segundo, por que é curtinho, rápido e objetivo. Quantos nomes curtos temos observado ascender rapidamente posições nos Rankings disponíveis? Vários. Assim, Yuuna tem mais um ponto para ser analisado. Os significados dos nomes japoneses são sempre interessantes.

Segundo o Behind The Name: O elemento Yuu, dependendo do kanji usado, pode significar “gentileza, agilidade, superioridade”, ou então “toranjas, citrinos”, combinados com o outro elemento “na”, que pode significar “legumes, verduras”.

Já de acordo com o Baby Names, significa “planta do sol” em japonês, e também pode ser grafado como Yuna.  Entretanto, Yuna é encontrado várias vezes no Behind The Name, em várias origens e com vários significados, submetidos por usuários. Como as submissões não podem ser comprovadas efetivamente, vamos apenas mencionar que lá consta Yuna sendo uma forma do bretão Unna, um nome coreano, um nome queniano e assim por diante.

A terminação de Yuuna ou Yuna é a mesma de Bruna, por exemplo, que é um nome bem popular e super conhecido no território brasileiro, ou então Luna, que também ganhou terreno nos últimos anos. Sendo assim, não podemos dizer que cause estranhamento por causa da terminação.

Quanto à popularidade, não temos à disposição ranking japoneses ou asiáticos como um todo, por isso não sabemos qual é o alastramento desse nome no seu local de origem. Suponho, no entanto, que os nomes mais usados em determinados locais é que conseguem pegar carona na globalização e migrar para o Ocidente.

De qualquer modo, temos no Brasil, especialmente em SP, uma quantidade considerável de imigrantes nipônicos, sendo que a imigração japonesa para o Brasil foi uma onda que consta inclusive nos livros de história como uma das maiores, ao lado da imigração europeia e sírio-libanesa. Assim, muitos dos brasileiros tem descendência oriental, e podem querer resgatar um pouco das suas raízes através dos nomes. Yuna, nessa grafia, teve 10 registros no estado de São Paulo em 2015 (Arpen/SP).

Os nomes japoneses são pouco conhecidos entre nós, mas acredito que tenham tanto potencial como qualquer outro. Sabemos que nos anos 80, muitos nomes foram importados dos países de língua inglesa, assim como na década de 90 até hoje os nomes italianos vem ganhando espaço, de modo que os próximos podem ser os japoneses.


A meu ver, Yuna é perfeitamente usável, especialmente nessa grafia, para nomear pequenas brasileirinhas. 



.

Um comentário: