quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Amauri

.



Amaury é um prenome da onomástica francesa, variante de Amalric, que significa “rico, poderoso”, e é um cognato de Américo. No Brasil também é comum a grafia aportuguesada Amauri. Um portador notável é Amauri Carvalho de Oliveira, jogador de futebol brasileiro naturalizado italiano.

No Brasil, faz bastante tempo que esse nome foi popular, sendo que hoje é fácil encontrar homens adultos chamados assim, mas uma dificuldade a beira do impossível achar crianças ou bebês. Entretanto, na França, ainda é um nome bem popular: Amaury esteve na 96ª posição em 2010, e aparece no ranking francês desde 2000, em posições consideravelmente estáveis.

Em São Paulo, no ano de 2015, foram registrados 7 meninos com o nome Amauri e 2 com o nome Amaury. É um número inexpressivo em relação aos nomes populares dos dias de hoje.

Pode ser um nome francês, e nomes franceses sempre tem lá seu charme, mas Amaury é realmente bastante antiquado. Ele está bastante ultrapassado e para retomar o uso, precisaria de alguns longos anos (ou décadas) de repouso.

Referências:

Amaury-Duval - pintor francês.
Amaury Jr. - apresentador de televisão brasileiro.
Amauri Ribeiro - jogador de voleibol brasileiro.
Amaury Nolasco - ator norte-americano.
Amaury Vassili - intérprete de ópera francês.
Philippe Amaury - empresário francês.
Amaury Costa Araujo: " Piloto" Presidente do Aeroclube do Ceará

Geograficamente, Amaury é uma vila nas Ilhas Maurício.


Nenhum comentário:

Postar um comentário