sábado, 5 de novembro de 2016

Andrigo



Esse é um nome quase específico do Rio Grande do Sul. No momento, ele está na mídia o tempo todo por causa do jogador de futebol Andrigo Araújo, que atua como meia no Internacional, um dos principais times gaúchos. Ele nasceu em 1995, no município de Estrela – RS, e provavelmente, anda inspirando vários nascimentos no território rio-grandense.

E de fato, segundo a plataforma Nomes no Brasil (IBGE), que abrange todo o território brasileiro de 1930 a 2000, são 841 pessoas chamadas Andrigo, sendo que 493 delas é do Rio Grande do Sul, estado que o nome tem maior ocorrência. A maioria dos registros se deu na década de 80, e de fato é um nome do sul: o segundo estado com maior ocorrência de Andrigo é Santa Catarina (139 pessoas) e o terceiro é o Paraná (47 pessoas). Os raros Andrigo’s restantes ficaram entre Minas Gerais e São Paulo.

A primeira impressão que tive foi que Andrigo é uma mistura de André com Rodrigo. Mas procurando pelo nome, descobri que ele é um raro sobrenome italiano, com pouquíssima ocorrência, mas que existe. Segundo um site de sobrenomes italianos, Andrigo é uma variação de Andrighetti, um sobrenome típico italiano. Segundo esse site, os sobrenomes semelhantes vem do nome medieval de origem germânica Andericus, que possuía exemplo de uso no século XI e XII, em Milão.

Tanto que, pesquisando na Wikipédia italiana, encontrei um também jogador de futebol italiano, que atuou na década de 30, chamado Andrigo Parlanti. Agora, encontrar o significado de Andericus é um desafio completo: encontrei várias fontes confusas, contraditórias e impossível de definir qual seria a correta. A impressão que tenho é que Andrigo venha de André, um nome que origina-se no grego “andros” e significa “homem”, mas o último elemento fica sem tradução.

Por outro lado, o segundo elemento de Rodrigo vem de –rick (Roderick), e significa “príncipe”. Mas aí é o primeiro elemento que fica sem tradução. Combinar grego com germânico não é algo que me parece possível.


Então, para quem está pensando em homenagear o meia do Internacional com o nome Andrigo, saiba que originalmente é um sobrenome e que o significado ficamos devendo, definitivamente, não por falta de pesquisa. 



Andrigo, jogador de futebol do Internacional,
clube gaúcho. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário