quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Anjali




Anjali é um nome indiano, que significa “oferta” em sânscrito. Ou ainda, quer dizer “oferta divina”. Ele não é apenas um determinado nome, mas também o nome dado à saudação entre hindus, budistas e outras religiões no continente indiano: “Anjali mudra” é como se chama o gesto de mãos dobradas juntas. Se faz unindo as palmas das mãos frente ao peito, com os dedos para cima e os antebraços horizontais.

Añjali significa saudar, elevar, invocar, trazer, cultivar. Transmite sentimentos positivos, cordialidade e boas intenções. Na Índia, este gesto equivale ao nosso aperto de mãos. Nas práticas de Yoga é usado para fazer a saudação inicial e a final.

Nos Estados Unidos, ele teve uma participação pequena no Top 1000 desde 2000 até 2005, quando ficou nas últimas posições, sendo que em 2005 esteve em 964º lugar. Já na Inglaterra, Anjali só apareceu no ano de 1999, na 410ª posição.

A julgar pelas referências, Anjali é um nome bastante usual na Índia. Os nomes indianos, assim como toda a cultura desse país, exerce muito fascínio sobre as pessoas, especialmente sobre os ocidentais. Assim, é natural que os nomes próprios usados lá nos causem também um certo deslumbramento, especialmente aqueles que são facilmente adaptáveis para o português.

Assim é Anjali. A primeira vez que li no Behind The Name, achei que tinha alguma coisa a ver com “anjo” no feminino, ou seja, “Anja”, como é o nome da filha da modelo Alessandra Ambrósio. Fiquei pensando que se trataria de uma invenção ou adaptação, a partir da combinação de um sufixo feminino no final. Mas qual surpresa foi ao descobrir sua origem indiana!

Não é fascinante só pelo fato de ser indiano ou de ter um significado especial, mas também por estar ligado a um gesto de saudação tão cheio de simbolismo. Acredito que é um nome muito exclusivo, com conexões culturais maravilhosas, independente de termos ou não alguma ligação com a Índia.

O fato de ser incomum só melhora tudo: tem a exclusividade e o exotismo de um nome que para mim, é uma pérola no fundo do oceano, escondida e subestimada, pronta para ser descoberta e usada.

Referências:

Anjali Abrol, atriz indiana;
Anjali Damania, ativista anti-corrupção indiana;
Anjali Devi (nascido em 24 de agosto de 1927 - morreu 13 de janeiro de 2014), atriz e produtora indiana;
Anjali Jay, atriz inglesa;
Anjali Joseph, uma escritora, jornalista e professora britânica-indiana;
Anjali Lavania, atriz indiana e modelo;
Anjali Mendes, modelo indiana;
Anjali Patil, atriz indiana;

Anjali Pendharker (nascido em 3 de abril de 1964), jogadora de cricket indiana;



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário