terça-feira, 22 de novembro de 2016

Lucélia

.

Lucélia é um nome bem típico do Brasil. É a forma portuguesa brasileira de Lucilia, uma forma feminina de Lucilius, nome de família romana derivado do nome Lucius. Lucilius foi o nome de família do poeta romano Gaius Lucilius.

Lucius, é claro, vem do latim “lux”, que significa “luz”. Como sobrenome, ou seja, um patronímico, Lucilius significa “descendente de Lucius”. Esta mesma fonte é compartilhada pelo nome Luciano. Já Lucila é um diminutivo e não um patronímico. Lucília também foi um gens romano, ou seja, uma antiga família patrícia romana, cuja origem é atestada em Pompéia, Ostia, Trivoli e no norte da Itália.

Entre as figuras mais importantes da gens Lucília incluem: Gaius Lucilius (Caio Lucílio), poeta latino do século II, e Lucilius Bassus, imperador romano envolvido na primeira guerra judaica.

A variante Lucélia, evidentemente, não existe só no Brasil, mas com certeza aqui é mais expressiva. Segundo Nomes no Brasil (IBGE, Censo 2010), 30.681 pessoas, a esmagadora maioria nascida na década de 1980. O nome tem um pico nos anos 80, depois cai consideravelmente, sendo que nos anos 2000, menos de 800 pessoas ganharam esse nome. O estado onde Lucélia é mais frequente é em Goiás.

Supondo que o sucesso do nome na década de 80 tenha vindo de Lucélia Santos, a principal referência do nome no Brasil, é preciso lembrar que Lucélia Santos é o nome artístico de Maria Lucélia dos Santos, uma atriz e cineasta brasileira, internacionalmente famosa pela sua atuação na Escrava Isaura, que foi exibida com sucesso em 79 países.


Lucélia também é um município brasileiro do estado de São Paulo.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário