terça-feira, 22 de novembro de 2016

Vittorio: o nome do filho da Adriane Galisteu

.


A atriz Adriane Galisteu inovou na escolha do nome de seu filho, Vittorio. Este é um nome romano derivado de Victor, sendo o nome de dois santos iniciais. É um nome romano que significa “vencedor, conquistador” em latim. Em termos de significado, é análogo ao nome Vicente. Foi muito usado pelos cristãos, entre os quais, simboliza a vitória do bem contra o mal, sendo que foi levado por três papas e vários santos (é claro, sendo esses nomes traduzidos para as respectivas línguas como é de tradição da Igreja Católica), o que contribuiu para a propagação do nome.

Vittorio é a forma italiana de Victorius, da mesma forma que Vitório é a forma portuguesa. As formas femininas, Vittoria, Vitória e Victória são bem mais conhecidas em todo o mundo. A diferença pode ser verificada no Brasil: Foram 18 registros de Vitório e mais 18 de Vittorio. Enquanto só da grafia Vitória teve 2996 registros no ano de 2014 (Arpen/SP).

Na Itália (Wikipédia italiana), temos como variantes Vittore, Vettore e Vittorino. Em outras línguas são citados: Víctor (asturiano), Bittor (basco), Viktor (búlgaro), Víctor (catalão), Viktor (checo, croata, dinamarquês), Gwythyr (galês), Victorius (latim), Viktors (letão), Viktoras (lituano), Wiktor (polonês).

Esse nome se espalhou em todas as línguas europeias, principalmente nas formas Victor e Viktor.

De acordo com o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), durante todo o período abordado pela pesquisa, apenas 278 pessoas são chamadas Vittorio. Porém, no caso de Vitório, são 11.584 pessoas, fazendo com que essa grafia seja represente o 676º nome masculino mais usado no Brasil no último século.

Não é uma popularidade absurda, mas Vitório não é um nome desconhecido. Pessoalmente prefiro a grafia usada pela Adriane Galisteu, que é italiana e por algum motivo, soa mais charmosa. Embora Vitório pareça ser um nome ligado à gerações mais antigas, a maioria deles nasceu depois dos anos 2000, segundo o IBGE.

Embora Vitória seja muito popular, Vitório e suas variantes tem o benefício da originalidade a seu favor. É raríssimo no Brasil, tem uma sonoridade ótima e não é desconhecido das pessoas. É uma boa alternativa de nome masculino.

Além do pequeno Vittorio, filho da Adriane Galisteu, ainda temos muitos outros Vittorio’s muito importantes na história da humanidade que podem servir de referência e inspiração. Confira:

Vittorio Emanuelle I di Savoia, rei da Sardenha;
Vittorio Emanuelle II di Savoia, Rei da Itália;
Vittorio Emanuelle III di Savoia, Rei da Itália;
Vittorio Alfieri, dramaturgo, poeta, escritor e ator de teatro italiano;
Vittorio Bachelet, jurista e político italiano;
Vittorio De Seta, diretor e roteirista italiano;
Vittorio de Sica, ator, diretor e roteirista italiano;
Vittorio Feltri, jornalista e escritor italiano;
Vittorio Foa, político, jornalista e escritor italiano;
Vittorio Gassman, ator, diretor, roteirista e escritor italiano;
Vittortio Giardino, cartunista italiano;
Vittorio Mussolini, roteirista e produtor de cinema italiano;
Vittorio Pozzo, treinador de futebol, jogador e jornalista italiano;
Vittorio Sereni, poeta e escritor italiano;
Vittorio Sgarbi, crítico de arte, historiador de arte e político italiano;
Vittorio Taviani, diretor e roteirista italiano.





.

Um comentário:

  1. Eu amoooooo asim como amo Vitória!!! É divino lindoooo! Está em minha lista.

    ResponderExcluir