terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Anshel

.


Anshel é um nome interessante, subestimado e desconhecido dos brasileiros. Ele é um diminutivo iídiche do nome Asher. Este nome significa “feliz” ou “abençoado” em hebraico. Asher no Antigo Testamento é um filho de Jacó e Lia, ancestral de uma das doze tribos de Israel. Além de Asher, há a variante Aser (grego bíblico).

Apesar de Asher ter presença nos rankings de popularidade dos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Nova Zelândia, Anshel não aparece em nenhum ranking disponibilizado pelo Behind The Name.

Porém, de acordo com o “Dicionário Oxford de Nomes”, Anshel é uma variante do nome iídiche Antshel, que por sua vez deriva do latim “angelus”, do grego “angelos”, que significa mensageiro, e foi a palavra usada nas traduções gregas da Bíblia para nomear os anjos.

De acordo com o "Dicionário Oxford de Nomes" (Patrick Hanks, Flavia Hodges e Kate Hardcastle), Anshel é uma variante do nome Yiddish Antshel, que por sua vez é derivado do latim "angelus", que significa "anjo". Não tenho certeza quanto estoque deve-se colocar nessa etimologia, mas eu pensei que eu iria falar dele de qualquer forma, apenas no caso. O Dicionário referido pode ser acessado aqui.

Não há nenhum registro de Anshel nas últimas listas disponíveis, bem como também não há dados no “Nomes no Brasil”, do IBGE. Ou seja, quem procura um nome exclusivo – e não se incomoda com o fato de ser bastante usado pela comunidade judaica em outros países e por isso muito identificado com uma religião especifica – Anshel é o nome certo.

Além disso, a terminação em “el” é muito familiar dos brasileiros e não causaria maiores estranhamentos, dada a popularidade de alguns masculinos como Miguel, Rafael e Gabriel.

Anshel Pfeffer é um jornalista israelense, que cobre notícias militares, assuntos internacionais e diversas matérias sobre interesse judaico.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário