quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Aristides

.

O nome Aristides deriva do grego Αριστειδης (aristeides), que significava “o melhor tipo”, derivado de “aristos” (melhor” e “eidos” (tipo, espécie). Um dos primeiros portadores notáveis foi Aristides, o Justo, um estadista ateniense do século 5 a.C., que ficou conhecido por sua integridade. Esse também foi o nome de um santo do século II, Sano Aristides Marciano.

O primeiro elemento encontra-se em nomes como Aristeu, Aristócles, Aristófano e Aristóteles. Em outras línguas temos Aristide (francês e italiano), Aristeidis (grego), Arisztid (húngaro), Aristid (checo), Aristido (esperanto), Arystydes (polonês). Um feminino encontrado na Wikipédia italiana, mas pouco difundido é Aristidina.

No Brasil, segundo o “Nomes no Brasil”, do IBGE, estima-se que há 15.308 pessoas chamadas Aristides. Onde eles mais se concentram é em Santa Catarina, com maior número de nascimentos na década de 40 e 50. Também há 3.159 pessoas com o nome Aristide, a variante italiana, e nesse caso, a maior taxa é em Rondônia. Na lista da Arpen/SP (2015) consta apenas 1 registro de Aristides.

Uma notável figura é Aristides Sousa Mendes, um diplomata Português em Bordéus durante a Segunda Guerra Mundial, que assinou cerca de 30.000 vistos para ajudar judeus e outras minorias perseguidas para escapar dos nazistas e do Holocausto.

Outras referências:

Publio Elio Aristide, escritor grego antigo.
Aristide Marciano, filósofo e santo grego antigo.
Aristide di Mileto, escritor grego antigo.
Aristide di Tebe il vecchio, pintor e escultor grego antigo.
Aristide Baghetti, ator italiano.
Aristide Briand, político e diplomata francês
Aristide Coscia, jogador de futebol italiano.
Aristide Aubert du Petit-Thouars, explorador e militar francês.
Aristides Agramonte, médico cubano naturalizado norte-americano.
Aristides de Sousa Mendes, diplomata português.
Aristides Pereira, político cabo-verdiano.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário