quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Ceci



Ceci é um nome indígena, de origem tupi-guarani, que significaria “mãe do pranto” ou “minha mãe”. Isso é o que informa algumas fontes sobre nomes próprios.

Porém, pode ser decepcionante mas possivelmente o nome Ceci foi criado para o romance “O Guarani”, de José de Alencar. Cecília era uma filha de portugueses, enquanto Peri é um índio goitacás, que são os personagens principais.

Ceci é a forma como Peri pronuncia o nome de Cecília, visto que, como o próprio autor assinala no livro, os índios não conheciam quatro letras do alfabeto, sendo o L uma delas.

Porém, há indícios nas próprias anotações de Alencar, que ele se inspirou em palavras indígenas, e o significado é explicado dentro do próprio livro, durante um diálogo:

D. Antônio passava; Cecília correu ao seu encontro:

— Meu pai, dizei-me o que significa Ceci nessa língua selvagem que falais.

Ceci?... disse o fidalgo procurando lembrar-se. Sim! É UM VERBO QUE SIGNIFICA DOER, MAGOAR..

A menina sentiu um remorso; reconheceu a sua ingratidão; e lembrando-se do que devia ao selvagem e da maneira por que o tratava, achou-se má, egoísta e cruel.

— Que doce palavra! disse ela a seu pai; parece um canto de pássaro.

Desde este dia foi boa para Peri; pouco a pouco perdeu o susto; começou a compreender essa alma inculta; viu nele um escravo, depois um amigo fiel e dedicado.

Assim, na perspectiva de Alencar, Ceci é um nome que significa “ferir, magoar”. Apesar disso, Ceci é um nome simples e interessante que tem ótimas conexões literárias, visto que os romances indianistas de Alencar foram muito importantes para a literatura brasileira. Além disso, é curtinho, com a penas duas silabas, como vários nomes que estão caindo no gosto dos brasileiros.

Segundo a plataforma do IBGE Nomes no Brasil baseada no Censo 2010, Ceci é o nome de 3.039 pessoas, a maioria do Rio Grande do Sul, e nascidas na década de 40. Dessas, 70 são homens. Assim como Cecy, que tem 843 representantes em todo o Brasil, também com maior destaque para o Rio Grande do Sul só que dessa vez na década de 30. Todas as pessoas com grafia Cecy são mulheres.

Evidentemente, as pessoas podem usar Cecília e usar Ceci como apelido, porém, o nome não deixa de ser interessante. Prova disso é que em São Paulo, no ano de 2015, conforme dados da Arpen/SP, foram 5 meninas registradas com o nome Ceci. 

Penso que pode ser uma opção inteligente e inovadora em termos de nomes femininos.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário