sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Inaiê




Depois de escrever sobre uma penca de nomes indígenas cujo significado é duvidoso e sem nenhum registro em nenhuma lista disponível dos últimos anos, vou finalmente poder quebrar esse padrão.

Inaiê, um nome feminino de origem indígena, provavelmente tupi-guarani, obteve gloriosos 4 registros na lista da Arpen/SP de 2015. Além disso, contamos com uma mocinha nascida Inayê e outra Ynaiê. Desconsiderando, portanto, a grafia, e prestando atenção unicamente na fonética, temos seis famílias que receberam pequenas Inaiês em suas casas ao longo do ano passado.

Em tempos de Maitê e outros nomes mais inventadinhos como Mariê e Juliê, acredito que Inaiê pode agradar muitos ouvidos. O significado desse nome é um bônus inigualável: “águia solitária”.

Inaiê também é um epíteto – ou um outro nome dado – à Iemanjá, originado no tupi ina’ye (transliterado pra Inajé), termo regional usado na amazônia para designar o gavião-carijó (Rupornis Magnirostris), cujo nome significaria, originalmente, “solitário”. Os epítetos – ou qualidades – geralmente tem a ver com a vida do orixá, a profundeza das águas onde Iemanjá mora, uma característica de sua personalidade.

Outra interpretação para Inaiê ser um epíteto de Iemanjá (Deusa da nação de Egbé, nação esta Iorubá onde existe o rio Yemojá (Yemanjá). No Brasil, rainha das águas e mares), é que uma “águia solitária” é aquela que “reina única”. A título de curiosidade, outras “qualidades” de Iemanjás seriam: Iemowo, Iamassê, Iewa, Olossa, Ogunté assabá, Assessu, Sobá, Tuman, Ataramogba, Masemale, Awoió, Kayala, Marabô, Aynu, Susure, Iyaku, Acurá, Maialeuó, Conlá.

Segundo a ferramenta Nomes no Brasil do IBGE, baseada no Censo 2010, Inaiê é o nome de 305 pessoas em todo o Brasil - ou seja, é raro - e todos foram registrados entre os anos 80 e 2000, com destaque maior para os anos 90. O estado onde Inaiê é mais frequente é Santa Catarina. Já Ynaiê tem menos representantes, apenas 46, todas registradas nos anos 2000. 

Uma referência encontrada é a jornalista Ynaiê Botelho, que trabalha no G1, o Portal de Notícias da Rede Globo, e ainda, a fotógrafa Ynaiê Dawson, que é formada em fotografia pela Unesa-RJ e atualmente reside e trabalha em Lisboa, Portugal. 




.

15 comentários:

  1. Não conhecia esse nome, mas gostei muito! (Sou nova no blog, estou amando)

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Ynaie e amei ver que alguém pesquisou sobre. ❤

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! minha sobrinha é Ynaiê e foi registrada em SC no ano de 1996. Penso que existe uma informação errada no texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi quando falou "anos90" quis dizer década de noventa tipo não ter que precisar dizer 91,92,93.…. e assim sucessivamente.

      Excluir
  4. Bom dia! Minha filha nasceu e coloquei Inaiê de segundo nome... o nome dela é Laura Inaiê.

    ResponderExcluir
  5. Me chamo Inaiê amo meu nome ❤️❤️

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Inaiê nasci em 81 Nome forte, nome único. So quem tem sabe

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Inaiê nasci em 81 Nome forte, nome único. So quem tem sabe

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Inaiê nasci em 81 Nome forte, nome único. So quem tem sabe

    ResponderExcluir
  9. Devo ser uma das primeiras Ynaie pois sou da década de 40. Amo meu nome

    ResponderExcluir
  10. Tio Inaiê nasceu em 1943.

    ResponderExcluir
  11. O meu nome é Inaye, sou de 1998.
    Meu pai falava que pegou meu nome em um livro de nomes e significados e la constava com “pássaro que voa alto e sozinho”. Fiz até uma tatuagem ano passado com o significado.
    Adoro meu nome ❤️
    Aah sou de 1998

    ResponderExcluir
  12. Me chamo Inaiê Leonor sou apaixonada nome forte significado lindo também 💗

    ResponderExcluir