quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Lana

.


Lana, segundo o Nomes no Brasil, ferramenta do IBGE baseada no Censo 2010, é o nome de 18.596 pessoas, com maior frequência no Amapá e pico de nascimentos em 2000. Na lista da Arpen/SP de 2015 – que abrange somente o estado de São Paulo – foram 82 registros de Lana, somadas à 3 com a grafia Lanah.

Lana é um nome feminino, de uso em várias línguas, entre elas – russo, inglês, croata, sérvio, português – que tradicionalmente é um diminutivo de Alana (em inglês) ou de Svetlana (russo). No mundo de fala inglesa, foi popularizado pela atriz Lana Turner (1921-1995).

Caso você assume Lana como um diminutivo de ALana, o significado é “pedrinha” ou “bonita”, em bretão; No caso de preferir a hipótese que se origine de SvetLana, derivado do elemento eslavo “svet”, que significa “luz” ou “mundo”. O fato é que em italiano, Lana é a tradução literal para “”: isso mesmo, lã de ovelha. Em espanhol é grafado Laña, e a pronúncia é diferente.

Pessoalmente, gosto mais de pensar em Lana como “lã”, afinal, a lã é quentinha, confortável, aconchegante, fofa, usada para vestir as pessoas há milhares de anos. É um significado potencialmente melhor para mim. Adoro nomes com significados literais!

Apesar da etimologia incerta, Lana é um nome bastante apreciado pela sua beleza, suavidade e feminilidade. Atualmente, nomes curtos estão na moda e Lana se enquadra perfeitamente nessa característica, inclusive sendo apreciado em vários países do mundo.
Quanto à sua popularidade no mundo, podemos dizer que Lana é um nome bastante usado, conhecido e internacional, devido à sua presença nos rankings dos Estados Unidos, Canadá, Bélgica, Bósnia, Croácia, França, Holanda, Eslovênia, Suíça, bem posicionado, inclusive. Na Croácia por exemplo, ele é o primeiro colocado no ano de 2014.

Geograficamente, Lana é uma comuna na Itália, um município em Navarra, na Espanha e também um antigo reino do norte da Tailândia (grafado Lanna). Temos como referências Lana Bittencourt, cantora e atriz brasileira; Lana Del Rey, cantora americana; Lana Parilla, atriz americana; Lana Wachowski, cineasta americana; Lana Wood, atriz americana; Lana Clarkson, atriz e modelo americana; Lana Obad, modelo croata; Lana Vladi, modelo e apresentadora de TV russa;


Para quem é fã de séries, Lana Lang é uma personagem na série Smalville e também nos filmes Superman. Na série, é interpretada por Kristin Kreuk. E ainda, Lana Winters, uma personagem da série americana American Horror Story (interpretada por Sarah Paulson). 




.