domingo, 1 de janeiro de 2017

Aristófanes



Aristófanes deriva do nome grego Aristophanes, composto dos elementos “aristos” (melhor), que está presente em Aristóteles, Aristeu, Aristodemos, Aristides, etc. combinado com “phanes” (aparência, aspecto), elemento esse presente também em Epifânio, Teofanos, e num sentido geral, significa “Aquele que tem a melhor aparência”, “de aspecto perfeito”.

Um dos portadores notáveis é Aristófanes, um comediante e dramaturgo grego antigo. Ainda podemos citar Aristófanes de Bizâncio, um lexicógrafo e gramático grego antigo e Aristófanes (o vigário), um oficial romano do século IV.

No Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil) existe 135 pessoas chamadas Aristófanes, por algum motivo que não consegui identificar, praticamente todos nascidos na década de 70. A maior taxa de ocorrência do nome é no Rio Grande do Norte. Talvez tenha existido uma  pessoa famosa ou algo parecido, que influenciou o uso do nome.


Fora isso, não temos mais nenhuma referência de Aristófanes no Brasil, de modo que realmente é um nome que fica preso nos sites e livros sobre a Grécia Antiga. No momento, acho ele bastante irrecuperável, pois todos os nomes com o começo –aristo soam pomposos ao ponto do ridículo, pelo menos para mim. Deve ser por causa da palavra “aristocracia”, que por si só já lembra pompa. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário