domingo, 8 de janeiro de 2017

Aristóteles



Aristóteles é a forma portuguesa do original grego antigo Aristotelis, que significa “o melhor propósito”, derivado de “aristos” (melhor) e “telos” (objetivo). Em inglês temos a grafia Aristotle, e em persa, Arastoo. Em italiano a grafia usada é Aristotele. Este nome ficou conhecido em todo o mundo por conta do filósofo grego do século 4 a.C que fez contribuições duradouras e importantes para o pensamento ocidental, incluindo os campos da lógica, metafísica, ética e biologia.

Outras versões: Aristòtil (catalão), Aristotel (croata), Aristotelo (esperanto), Aristote (francês), Arastotail (irlandês), Aristotli (maltês), Arystoteles (polonês);

Por isso mesmo, acho esse nome tão caricato quanto por exemplo, Jesus. É um nome que pertenceu a uma pessoa muito importante para a história e ficou marcado como exclusivamente o nome dele. Assim é Aristóteles. Chego a achar esnobe e pretensioso pensar em usar Aristóteles para nomear um filho. Se você gosta muito, quem sabe para um bichinho de estimação? Acho que fica bem para um papagaio.

A despeito disso, Aristóteles é o nome de 3.230 pessoas no Brasil. A frequência foi subindo gradativamente desde a década de 30 até a década de 60, depois despencou e nos anos 2000 foram apenas 117 pessoas com esse nome. A maior ocorrência é no Nordeste, visto que os três estados com maior taxa de nascimentos é Sergipe, Bahia e Pernambuco.

Como referências, nos dias de hoje, podemos citar Aristotele Fioravanti , arquiteto italiano e engenheiro e Aristoteles Onassis , um magnata grego. Outra referência é Aristotelis Valaoritis , poeta grego.



.