sábado, 14 de janeiro de 2017

Hortênsia & Hortência

.

No caso dos brasileiros, é difícil dissociar o nome Hortência da famosa jogadora de basquete, que teve muita fama na década de 90, jogando na seleção brasileira de basquete. Ela é uma excelente referência do nome, e inclusive, torna o nome até mesmo mais patriótico e respeitável.

Hortensia ou Hortência é um nome próprio feminino, originário possivelmente da antiga Roma. É a forma feminina do nome de família (sobrenome) romano Hortensius, possivelmente derivado do latim “hortus”, que quer dizer, “jardim”. Hortensia significaria “cultivador de jardins”, e segundo a Wikipédia italiana, esse também foi um epíteto da deusa Vênus. O significado é semelhante, em partes, a George, a Agricola e a Ortolano.

Adicionar legenda

Variantes do nome em outras línguas incluem Hortense (inglês), Ortensia, Ortenzia (italiano), Hortenzie (checo), Hortensja (polonês).

Hortensia não parece ser um nome com muita popularidade no mundo afora. O único ranking em que ele consta é nos Estados Unidos, mas isso nos anos 20, e em torno da 900ª posição. Na lista da Arpen/SP de São Paulo, do ano de 2015, apenas 1 Hortensia foi registrada.

Hortência, segundo o Nomes no Brasil (IBGE, Censo 2010), é o nome de 6.488 pessoas no Brasil. O estado de maior frequência é em Sergipe, e a década de maior ocorrência é 1990. Já Hortênsia com “S”, é o nome de 264 pessoas. Ortensia, a grafia italiana, tem 75 pessoas.

O uso do nome, no século 17, foi em parte devido à fama de Hortensia, a matrona romana que protestou publicamente contra um imposto sobre mulheres ricas com qual Otaviano, Marco Antônio e Lépido financiavam seus esforços de guerra contra César, e em parte pela reputação de Hortense de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão.

Recentemente, o nome pode ter tido impulso a partir da flor com o mesmo nome, grafado em português como Hortência, ficando na ampla categoria de nomes de inspiração floral, junto com Violeta, Camélia, Rosa, Margarida, etc. (a Wikipédia italiana cita Nevena, Mimosa, Edelweiss, Rhoda, Azuzena e assim por diante).

Hortênsia representa obstinação, dignidade honra e os mais sinceros e profundos sentimentos. Também conhecida por hidrângea ou rosa-do-japão, é uma planta arbustiva de grande diâmetro. Originária da China e do Japão, pertence à família das saxifragaceae e apresenta pequenas flores reunidas em grandes ramos exuberantes. As folhas são grandes e brilhantes, de tonalidades verde-escuras, e o tronco é lenhoso na base e herbáceo nos ramos novos.

No Rio Grande do Sul, existe uma região denominada ‘Região das Hortênsias’, caracterizada pelo ajardinamento de casas e rodovias com essa espécie. Situada nessa região, a cidade de Gramado tem a hortênsia como sua flor símbolo.

Em função da altitude e do clima ameno, a Hortênsia também está bastante difundida em Campos do Jordão-SP.

A cor das flores de hortênsia, além de ser uma característica de variedades, também depende do pH do solo: em solos ácidos as flores se tornam mais azuladas e em solos alcalinos, mais rosadas.

As hortênsias possuem um princípio ativo tóxico: o glicosídeo cianogênico - hidrangina. Essa substância pode causar cianose, convulsões, dor abdominal, flacidez muscular, letargia, vômitos e coma.

Flores de Hydrangea macrophylla
Hydrangea macrophylla 

Referência:

Hortense de Beauharnais, (Hortense Eugénie Cécile de Beauharnais) rainha da Holanda.
Ortensia Mancini, nobre italiana;
Hortense Allart, escritora e feminista francesa;
Hortense Serristori, escritora italiana;
Hortensia Bussi, primeira dama chilena;
Hortência Marcari, jogadora de basquete brasileira.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário