quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Nomes inspirados na Barbie

.


É inegável que a Barbie, cujo nome completo é Barbara Millicent Roberts, é um ícone do mundo inteiro quando se trata do universo encantado das bonecas. Muitas críticas foram levantadas contra ela, sobre estimular padrões de beleza inatingíveis, mas não se pode negar que a boneca Barbie é uma feminista de calibre: Tem casa, carro, faz sucesso, tem todas as profissões que você pode imaginar e ensina que você pode ser o que você quiser!

Tanto que até inspirou algumas meninas a se transformarem em uma Barbie humana, como no caso da ucraniana Valeria Lukyanova (foto).

Então, por que não se inspirar nessa maravilhosa boneca que encheu nossa infância de encanto, e continua sendo uma das favoritas no mundo todo, para escolher o nome da sua bebezinha?

Assim, preparamos esse post especialmente sobre os personagens da Barbie nos seus filmes. Confira:


Elina – Protagonista do filme “Barbie Fairytopia” (2005). Em todo o mundo, o nome de Fada do Campo é Elina. O Brasil é o único país onde o nome foi alterado para simplesmente “Fada do Campo”. A protagonista é provocada por outras fadas por não possuir asas, no entanto ela tem o arco-íris em seus olhos, um sinal que significa que ela está predestinada a realizar grandes feitos. Essa personagem aparece em sequencias como Barbie Fairytopia: Mermaidia e Barbie Fairytopia: A Magia do Arco-Íris sendo lançadas em 2006 e 2007 consecutivamente, além de dois spin-off, Barbie Butterfly (2008) e Barbie Butterfly e a Princesa Fairy (2013).


Clara – Protagonista do filme Barbie e o Quebra Nozes (2001). Essa grande aventura da Barbie, é a história de garota órfã chamada Clara, ela tem um irmão e os dois moram com seu avô. Na festa de natal sua tia lhe dá de presente um quebra-nozes de madeira que ganha vida e tenta salvar a casa de Clara dos soldados do Rei Rato, mas este último lhe encanta com um feitiço e a faz ficar bem pequena. O nome Clara tem significado literal em língua portuguesa. 


Rapunzel Barbie interpreta Rapunzel,  em “Barbie como Rapunzel” (2002), uma menina que foi criada pela sua madrasta, Gothel, uma bruxa que diz ter encontrado-a num solar magico que fica em uma floresta sombria protegida por um muro mágico, quando tinha apenas alguns dias de vida. Obviamente, não tem como usar Rapunzel na vida real, mas seu nome é comum para nomear uma planta da família Phyteuma, que é comestível, e que no conto muitas vezes foi traduzida como rabanete. 


Odette – Essa foi a personagem interpretada por Barbie em “Barbie Lago dos Cisnes” (2003). É um diminutivo de Oda ou de Odilia, originalmente formados pelo elemento "aud", que significa "riqueza, fortuna". Já na segunda opção, Odilia deriva do elemento germânico “odal”, que significa pátria.


Erika e Annelieseno filme “Barbie em A Princesa e a Plebéia” (2004) a Barbie interpreta duas pessoas idênticas, Anneliese, uma princesa que cresceu num castelo, e Erika, uma aldeã simples obrigada a trabalhar.


Annika Esse é o papel da Barbie no filme “Barbie e a Magia de Aladus” (2005). Esse é um dos inúmeros diminutivos possíveis de Ana, que vem do hebraico e significa “cheia de graça”, e também um nome hindu, que significa “exército” ou “Esplendor”.


BarbieNo filme O Diário da Barbie (2006), Barbie é ela mesma – Barbara Millicent Roberts – e não recebeu outro nome. Bárbara é um nome de origem grega que quer dizer “estrangeira”, sendo assim que eles chamavam qualquer pessoa não-grega, e acabou sendo usado para definir qualquer povo estrangeiro como “os bárbaros”.


GenevieveEm Barbie e As Doze Princesas Bailarinas (2006), Barbie interpreta Genevieve, uma das doze irmãs princesas. Quando o pai das garotas, um rei viúvo, nota que suas filhas não tem o comportamento adequado que se espera de princesas chama a ambiciosa duquesa Rowena, sua prima que mora em um país distante, para que ela ensine suas filhas a se portarem como damas. Genevieve é a forma inglesa do nome Geneviève, que deriva do nome gaulês Genovefa, que provavelmente significa “mulher da tribo”.


Rosella – Em Barbie em A Princesa da Ilha (2007), Barbie interpreta a princesa Rosella. A princesa Rosella, ainda criança, foi vítima de um naufrágio e parou em uma ilha paradisíaca; desacordada e sem memória foi resgatada na praia por Sagi, um panda vermelho, e Azul, um pavão. Ela não se lembra de nada a não ser de seu apelido, Rô. Rosella é um diminutivo italiano de Rosa, que pode tanto ser o literal (a flor), como um nome germânico derivado de elementos Hrod (fama) e Heid (tipo, espécie), no caso, formando o nome Hrodohaidis. Os normandos introduziram o nome na Inglaterra nas grafias Roese e Rohese.





Butterfly ou Mariposa – No filme Barbie Butterfly: Uma Aventura em Fairytopia (2008), Barbie é uma fada-borboleta, que mora em Flutterfield, um lugar protegido pelas brilhantes luzes mágicas de sua Rainha. No entanto, a Rainha foi envenenada, as luzes começam a sumir e a fica cidade desprotegida, a solução deste problema está nas mãos de Butterfly que parte em busca de um antídoto para salvar a sua majestade. Em inglês o titulo é “Barbie Mariposa”. Obviamente, Mariposa e Butterfly, são formas diferentes de dizer “borboleta”.


Liana Esse é o nome da Barbie em Barbie e o Castelo de Diamante (2008), Barbie e Teresa, sua melhor amiga, interpretam as protagonistas do longa, Liana e Alexa respectivamente. Um dia elas encontram um espelho encantado que aprisiona uma das três musas da música em seu interior. Juntas, embarcam em uma grande aventura para salvar a mais nova amiga. Segundo o Behind The NameLiana é um diminutivo de Eliana, Juliana ou Liliana, ou ainda, outros nomes terminados em –Liana. Assim, pode assumir uma série de significados. Segundo o site, esta é também a palavra para um tipo de cipó que cresce nas selvas, que tem seu nome possivelmente derivado do francês “liger” (laço), aqui também chamada de videira selvagem. Algumas “lianas” aguentam o peso de um homem. Assim, Liana é um nome literal em português.


Eden Starling – no filme Barbie em A Canção de Natal (2008), a Barbie é a personagem Eden Starling, uma cantora que odeia o Natal, e recebe a visita de três fantasmas que a levar para uma fantástica viagem que abrirá seu coração para o verdadeiro sentido do Natal. Significa "lugar de prazer" em hebraico. No Antigo Testamento, o Jardim do Éden era o lugar onde as primeiras pessoas, Adão e Eva, viveram antes de serem expulsas.


Corinne – Em Barbie e As Três Mosqueteiras (2009), Barbie interpreta Corinne, uma menina de dezessete anos de idade, que sonha em ir para Paris tornar-se uma Mosqueteira, uma das protetoras da Família Real. No palácio, Corinne vive sob a tutela de três lindas empregadas domésticas Viveca, Renee, e Aramina. Todas as formas originam-se do nome grego Κοριννα (Korinna), palavra diminutiva para κορη (kore) que significa “donzela”. Portanto, Corina/Corine significaria “pequena donzela”.


Merliah – no filme “Barbie em Vida de Sereia” (2010), Merliah Summers é uma garota de Malibu apelidada de "Rainha das Ondas", cujo pai é humano, mas a mãe é a rainha das sereias. Seu pai morreu quando ela era um bebê e sua mãe, Rainha Calissa, entregou-a para ser criada por seu avô, pensando que ela estaria mais segura em terra do que no mar. Ela é uma menina legal, moderna e um pouco atrevida. É a principal protagonista. O nome não tem significado, pois foi inventado.


Barbie – Em Barbie: Moda e Magia (2010), ela representa ela mesma. Barbie acaba sendo demitida de um filme que gravava, porque o diretor do filme achou que ela queria tirar o cargo de diretor dele.Logo depois Ken termina seu namoro com ela, mas na verdade quem terminou foi Raquelle, que gravou a voz dele e enviou para Barbie como se fosse real. Ela então decide visitar sua tia Millicent, uma designer de moda em Paris, para esfriar a cabeça. Barbie também interpreta ela mesma em Barbie e o Segredo das Fadas (2011) e também Barbie e as Agentes Secretas (2016), assim como em Barbie e Suas Irmãs em Uma Aventura de Cavalos (2013), Barbie e Suas Irmãs em Uma Aventura de Cachorrinhos – 2015, “Barbie Aventura nas Estrelas” – 2016 e também “Barbie e suas irmãs em busca dos cachorrinhos” – 2016. Barbie é o apelido de Barbara, que significa “estrangeira”.


Kelly Em Barbie e o Natal Perfeito (2011), Barbie (ela é Kelly, apenas para relembrar) e suas irmãs Skipper, Stacie e Chelsea estavam prontas para ir à Nova York com ótimas e fabulosas ideias para o Natal. Todas tinham planos de fazer suas atividades por conta própria, mas uma grande nevasca impede que as irmãs possam chegar à ”Big Apple”! Contudo, elas logo descobrem que o verdadeiro significado de um Natal perfeito é passar o tempo ao lado da família. O nome Kelly tem diferentes possibilidades de origem: pode ser proveniente do sobrenome irlandês O'Ceallaigh, que é derivado do nome próprio Ceallach. Seu significado é "descendente da guerra, guerreiro, guerreira". Em outra hipótese, Kelly surgiu através de antigos locais na Escócia e na Inglaterra, sendo os nomes desses locais derivados do galês celli e nesse caso o significado de Kelly seria "bosque".


Blair: Em Barbie: Escola de Princesas (2011), Barbie interpreta Blair Willows, uma garota simples e bondosa que foi sorteada para estudar na exclusiva Escola de Princesas, um local onde as futuras princesas e damas reais aprendem dança, etiqueta, artes e outras habilidades indispensáveis. Blair vem de um sobrenome escocês, derivado do gaélico Blár, que significa “planície, campo, campo de batalha”.


Keira e Tori (de Victoria) – Esses são os nomes que a Barbie assume em “Barbie Princesa e Pop Star” (2012). Keira é uma estrela pop mundialmente conhecida. Tori é a princesa de Meribella e fã de Keira. Keira está em crise com o estrelato, e Tori sonha com a vida de estrela pop. As duas resolvem trocar de vida, mas as coisas não são assim tão fáceis. Keira é uma das inúmeras variantes de Ciara, que significa “preta”, em irlandês. Já Victoria, que dá origem ao apelido Tori, tem significado literal.


Kristyn: Em Barbie e as Sapatilhas Mágicas (2013), uma parodia do balé “O Lago dos Cisnes”. Barbie é Kristyn, uma bailarina que tem grandes sonhos de mostrar sua dança, mas todos acham que ela dança mal. Quando ela calça um par de sapatilhas rosas brilhantes, ela e sua melhor amiga Hailey vão de uma maneira mágica ao fantástico mundo do balé. Lá, ela descobre que precisa dançar seguindo seu coração para derrotar a malvada Rainha das Neves. Kristyn é uma forma de Cristina, que significa “a cristã”.


Lumina – Em Barbie e a Sereia das Pérolas (2014), ela interpreta uma sereia estilista tem o poder de mudar a cor de pérolas preciosas. Alegre e criativa Lumina trabalha em um salão de sereia criando e personalizando os penteados mais fabulosos. Deriva da palavra latina “Lumina”, que significa “luzes”, em última análise, do latim “lumen”, que significa “luz”.


Alexa – Em Barbie e o Portal Secreto (2014), Alexa (Barbie) é uma princesa tímida, adora ler livros e evita fazer as tarefas esperando dela devido à sua classificação. A fim de incentivar a ela, a avó de Alexa dá-lhe um livro de histórias sobre uma princesa que descobre que ela tem magia. Enquanto lê o livro, Alexa descobre uma porta misteriosa nos jardins reais. Alexa é um diminutivo de Alexandra, que vem do grego Alexandros e significa “defensor dos homens”.


Kara – Em Barbie: Super Princesa (2015), Kara (Barbie) é uma princesa de tempos modernos que tem uma vida rígida exercida pelos seus pais. Certo dia, um dos empregados da família real cria uma poção para ganhar superpoderes e dominar o palácio, porém a poção acaba sendo perdida, caindo sobre uma lagarta, que evolui para uma borboleta rosada capaz de dar poderes toda vez que beija alguém. O nome é uma variante de Cara, uma palavra italiana que significa amada”.


E então, qual deles você gosta mais?


Conte para a gente nos comentários. 





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário