sábado, 11 de fevereiro de 2017

Otacília

.

Otacília é um nome feminino derivado da gens romana Octacilia, que possivelmente deriva do nome Octavius, e que significa “oitavo”. Aparentemente, existe em francês a variante Otacile, mas suponho que seja masculina. Segundo as fontes históricas, a gens Otacília era plebeia, tendo se tornado notória somente durante a Primeira Guerra Púnica, mas caiu na obscuridade depois disso. O primeiro membro da família a se tornar cônsul foi Mânio Otacílio Crasso (263 a.C).

Talvez o nome tenha se projetado a partir da obra de Guimarães Rosa, Grande Sertão Veredas, onde uma das personagens chama-se Otacília. Essa personagem era amada por Riobaldo, e personificava a pureza e todos os ideais de candura feminina, a esposa que espera e reza, o “amor sentimental”.

Uma personagem histórica conhecida é Márcia Otacília Severa, ou apenas Otacília Severa na maioria das fontes, foi uma imperatriz-consorte romana, esposa de Felipe, o Árabe. Ela vinha de uma família de nível senatorial, seu pai era Otacílio Severo, que serviu como governador da província romana da Macedônia e da Mésia.

No Brasil, Otacília é o nome de 4.475 pessoas (Nomes no Brasil, IBGE, Censo 2010), a maioria registrada no Piauí. A maioria dos registros se deu na década de 30 e 40, e nos anos 2000 foram apenas 30 pessoas registradas no Brasil inteiro em toda a década. Já Octacília é o nome de 73 pessoas, a maioria no Rio de Janeiro e todas dentro da década de 1930.

Otacila, que eu suponho ser uma variante, tem 219 pessoas no Brasil segundo o IBGE, boa parte também no Piauí. Uma coisa fica clara: é um nome mais registrado no norte do país e atualmente, as chances de encontrar uma pessoa idosa com esse nome é muito maior do que encontrar uma jovem ou uma criança.

Nas listas atuais da Arpen/SP não há nenhuma menção à Otacília, e suponho que demore muito tempo para esse nome cair no gosto das pessoas. Enfim, é um nome original e exclusivo, e pode ser uma boa alternativa para os amantes da literatura clássica que gostam da obra de Guimarães Rosa.




.


Nenhum comentário:

Postar um comentário