quinta-feira, 16 de março de 2017

Candelária

.

Candelária é um nome de forte apelo religioso. Nossa Senhora da Candelária, que também é chamada de Nossa Senhora da Luz ou Nossa Senhora das Candeias, é um dos muitos títulos católicos da Virgem Maria. Há uma festa litúrgica da Igreja Católica também denominada “purificação da Virgem”. Nessa festa, as pessoas fazem uma procissão de velas acesas.

Seu uso é predominantemente espanhol, em última análise, derivado do espanhol “candela”, que quer dizer “vela”. Por isso, Candelária está equiparado a muitos outros nomes religiosos associados à epítetos da Virgem Maria, como Consuelo, Conceição, Assunção, Rocío, Pilar, Dolores, etc. Os apelidos de Candelária também podem ser “Calala” e “Cañi”.

A partir do nome Candelária originou-se a variante Candela, que é usado como um diminutivo, também em espanhol, e cuja tradução é literalmente, “vela”. Seria a mesma origem das palavras candelabro e candeeiro. O termo procede de “candeo” (aceso), por sua vez derivado da raiz indo-europeia “kand” (brilhar).

Candelária acabou sendo um nome usado em larga escala para nomear cidades, na Argentina, no Brasil, no México, em Portugal (especificamente nos Açores), e em outros países também, como nas Ilhas Canárias – Nossa Senhora de Candelária é padroeira das ilhas -  Cuba, Venezuela, entre outros. Inclusive, Candelaria Barbouri é o nome de uma espécie de lagarto fóssil descoberto em Candelária, Rio Grande do Sul (Brasil).

Referências:

Candelaria de San José, religiosa venezuelana;
Candela Peña, atriz espanhola;

Candela Vetrano, atice, cantora e modelo argentina.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário